Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Sexta 26

Samba no Café recebe a velha guarda da Vai-Vai

Imagem Destaque
Velha Guarda da Vai-Vai

Na próxima sexta, 26 de maio, o Samba do Café, que chega a sua quarta edição, recebe a velha guarda da escola de samba Vai-Vai, uma das agremiações mais tradicionais e vitoriosas do carnaval paulistano.  

O evento - que ocorrerá entre 18h30 e 22h, no Café dos Bancários (Edifício Martinelli - Rua São Bento, 413) – terá como temática a falsa abolição, levantando o debate sobre o dia 13 de maio de 1888, quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea.  

“Quero convidar toda a categoria para essa edição mais do que especial do Samba no Café, na qual celebraremos a Vai-Vai, um dos baluartes do samba paulistano, e a história de resistência e luta do povo negro no nosso país e na capital paulista”

Francisco Pugliesi, secretário de Relações Sindicais e Sociais do Sindicato

Para participar do evento basta levar 1kg de alimento não perecível para a campanha Bancário Solidário. A entrada no evento é condicionada a lotação do Café dos Bancários, 150 pessoas, por ordem de chegada.

O Samba de Café é parte do projeto Comitê de Luta pela Democracia dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.   

Falsa Abolição 

Apesar de a história oficial retratar a assinatura da Lei Áurea como uma atitude benevolente de uma princesa branca, uma forma de apagamento da luta dos negros pela liberdade, hoje se sabe que o pano de fundo da assinatura da Lei Áurea envolvia interesses comerciais e que, apesar de proibir a propriedade de uma pessoa por outra, a lei não foi reparativa. 

Na prática, pessoas negras escravizadas foram lançadas à própria sorte, sem emprego, moradia e documentos. As consequências desta falsa abolição perduram até hoje na sociedade brasileira.  

Vai-Vai  

O Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai, em setembro de 2021, deixou a sua tradicional quadra, no Bexiga, por conta da construção  da linha 6-Laranja do Metrô, que terá uma futura estação no local antes ocupado pela agremiação.  Em novembro do mesmo ano, o Sindicato firmou parceria com a Vai-Vai para que a escola utilizasse a Quadra dos Bancários para os seus ensaios.  

Atualmente, a nova quadra da Vai-Vai está sendo construída na Rua Almirante Marques de Leão, também no Bexiga, além de uma arena no bairro da Água Branca.  

Quilombo Saracura 

Porém, o episódio da desapropriação da quadra da Vai-Vai para a construção da estação do metrô não envolve apenas a escola de samba, mas também a memória da resistência negra em São Paulo. 

Nas escavações para a construção da estação do metrô, foi encontrado um sítio arqueológico do Quilombo Saracura, comunidade negra que deu origem ao bairro do Bixiga, com objetos classificados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como de alta relevância. 

Hoje, o movimento Mobiliza Saracura Vai-vai – composto por moradores do Bexiga, coletivos do movimento negro, sambistas, pesquisadores e outros ativistas – luta pela implementação de um projeto de preservação do sítio arqueológico e também pela mudança do nome da futura estação do metrô para Saracura Vai-Vai. Além disso, para garantir a permanência da população negra na região, defende que sejam implementadas políticas públicas contra a gentrificação que a chegada da estação do metrô deve trazer para a área.  

seja socio