Pular para o conteúdo principal

Reabilitação profissional em discussão no dia 5

Linha fina
Representantes dos trabalhadores e do Bradesco debaterão propostas em cima das premissas apresentadas previamente pelo banco
Imagem Destaque

São Paulo – O grupo de trabalho para discutir a reabilitação profissional dos trabalhadores do Bradesco se reúne novamente na sexta-feira 5. O tema está na pauta de reivindicações dos bancários, entregue no dia 17 de abril e faz parte da Campanha de Valorização dos Funcionários, em andamento desde o início de maio.

A reunião – anteriormente marcada para quarta-feira 3 –, foi agendada no dia 14 de junho, data em que foi constituído o Grupo de Trabalho, composto por representantes do movimento sindical e do Bradesco. Na ocasião, o banco apresentou um programa de reabilitação profissional que está sendo analisado pelo movimento sindical.

O diretor do Sindicato Walcir Previtale Bruno antecipa que há pontos das premissas do banco que precisam ser aprofundados. “A preocupação do movimento sindical é que quando o bancário volte ao serviço, ele tenha plenas condições de desenvolver seu trabalho, independentemente da função, contanto que ela seja digna e que leve em consideração a capacidade profissional e a reinserção no ambiente de trabalho, e esperamos avançar para isso”, afirma o dirigente.

Ainda de acordo com Walcir, para que essa reabilitação ocorra de forma apropriada e respeitosa, o Sindicato acredita que o funcionário deva contar com uma equipe multiprofissional especializada no seu problema de saúde e capacitada para analisar qual a melhor forma de reinserção nos quadros do banco. “O movimento sindical considera que cada caso de reinserção é único e quer monitorar as reabilitações”, completa o dirigente.

Campanha – A Campanha Nacional de Valorização dos Funcionários do Bradesco está nas ruas de todo o Brasil desde 7 de maio, com debates nos locais de trabalho e atividades de mobilização para pressionar o processo de negociação.

No dia 4 de junho foi lançado o curta-metragem da campanha, que tem como mote “Bancário não é de lata, é gente como você, gente de verdade!” – alusão ao Homem de Lata, personagem do Mágico de Oz que queria ter um coração e ser visto como ser humano.

A produção foi idealizada para propagar as reinvindicações dos trabalhadores nas redes sociais. O vídeo, em formato de cinema mudo, conta ainda com a participação de personagem inspirado em Carlitos, de Charlie Chaplin.


Rodolfo Wrolli – 2/7/2013

seja socio