Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Luiz Cláudio Marcolino: Da presidência do Sindicato à uma cadeira na Alesp

Imagem Destaque
O ex-presidente do Sindicato dos Bancários, Luiz Cláudi Marcolino

Sabe aquela pessoa que luta diuturnamente em prol dos direitos dos trabalhadores e da comunidade? Assim podemos descrever Luiz Cláudio Marcolino, ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e Região, e que atualmente ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ele é a personalidade de hoje na série O Sindicato é Feito de Pessoas.

Se engana quem acha que a militância de Luiz Claudio Marcolino começou no Sindicato. Antes mesmo de ser bancário, bem na juventude, já havia assumido a responsabilidade de lutar pelo direito ao esporte no Jardim Orion, bairro em que morava na zona Sul da capital paulista.

Posteriormente militou no Grêmio Estudantil e, ainda de forma voluntária, na organização da microrregião de Interlagos, composta por 73 bairros, durante a gestão da prefeita Luiza Erundina (1988-1992).

Mais tarde, decidiu trilhar a carreira bancária, tendo iniciado no Unibanco, em 1989. A partir daí, atendeu ao chamado do movimento sindical bancário e participou da primeira greve, em 1990. Tomou gosto também pela luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, o que o levou à diretoria do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.


Luiz Cláudio comenta que abriu mão de uma transferência para Minas Gerais e promoção para fazer parte da diretoria do Sindicato. Lá, assumiu grandes responsabilidades, chegando a ocupar a secretária de formação da entidade, a secretaria-geral e, por fim, a presidência da entidade.

Nas duas gestões no comando da entidade (2005-2011), antes de ser candidato a deputado estadual, Marcolino trabalhou arduamente pela valorização dos trabalhadores do Sindicato, estruturou a comunicação com investimentos na Rede Brasil Atual, e lutou pela criação e aprovação da Faculdade 28 de Agosto.

Ainda sobre seu legado na direção do Sindicato, Luiz Claudio relembra com orgulho do projeto Bolsa Emprego, por meio do qual o Sindicato procurava empresas com vagas e cruzava com currículos de profissionais em busca de uma oportunidade. O projeto deu tão certo que foi adotado pela CUT com o nome Central Trabalho e Renda.

E finalizando, Luiz Claudio Marcolino esclarece a importância de se ter representantes da classe trabalhadora na política, para lutar por leis que defendam os direitos dos trabalhadores como transporte público, saúde e educação pública de qualidade e como a experiência de luta no movimento sindical contribui com a sua gestão no parlamento.


Quer conhecer mais sobre a trajetória de Luiz Claudio Marcolino e como se inspirar nas lutas defendidas por ele? Assista a entrevista completa no canal do Sindicato no YouTube.

seja socio