Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Em defesa da Caixa

Manifesto em defesa da Caixa e contra retrocessos

Imagem Destaque
Manifesto em Defesa da Caixa e contra qualquer retrocesso

Diante das notícias de que partidos políticos do chamado Centrão estariam pressionando o governo pelo comando da Caixa Econômica Federal, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região solta manifesto posicionando-se veementemente contra o uso da Caixa como moeda de troca política. Leia abaixo o documento:

Manifesto em Defesa da Caixa e contra qualquer retrocesso

Notícias recentemente veiculadas nos meios de comunicação dão conta de que partidos políticos do chamado Centrão estão pressionando o governo para conseguir o comando da Caixa Econômica Federal.

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região se posiciona veementemente contra a utilização da Caixa como moeda de troca política, e reafirmamos nosso compromisso contra qualquer retrocesso no que diz respeito à reconstrução e fortalecimento da Caixa enquanto empresa pública e na defesa dos direitos dos seus empregados e empregadas.

A pessoa que supostamente seria indicada agora pelo Centrão já esteve na direção da Caixa e, nesse período, sofremos e lutamos contra diversos ataques aos direitos dos empregados e à Caixa pública. Alguns exemplos são a implementação no estatuto do teto de 6,5% para financiamento do Saúde Caixa; a extinção da função de caixa; o início do processo de criação das subsidiárias que fatiaram o banco, entre outros ataques.

A Caixa tem importância fundamental para a reconstrução do país, sendo o maior agente de políticas públicas. Simboliza para toda a população um patrimônio nacional, que possibilita a realização do sonho da casa própria e de construção do futuro. Além disso, neste governo, o banco foi pioneiro em ter mais de 50% de mulheres na alta gestão.

O Sindicato, sempre na defesa dos direitos dos bancários e bancárias e da sociedade brasileira, posiciona-se contra qualquer retrocesso para a Caixa, para suas empregadas e empregados e para o processo de reconstrução do país.

Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

seja socio