Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Maria Rosani: “o Sindicato é uma escola de solidariedade”

Imagem Destaque
Maria Rosani, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

Maria Rosani entrou para a carreira bancária em 1983, no Banco Real, em Araçatuba, interior de São Paulo, mas foi como concursada do Banespa, já na capital paulista, que começou a se aproximar do Sindicato, a partir de 1992. Hoje bancária do Santander (o banco espanhol comprou o Banespa em 2000), Rosani despede-se de seu cargo como secretária de Finanças da entidade (gestão 2020-2023). Ela destaca o que aprendeu em décadas de movimento sindical: “Existe a Maria Rosani antes e depois do Sindicato”, diz.

Maria Rosani Gregoruti é a quinta personagem retratada na série O Sindicato é feito de pessoas, lançada em comemoração pelos 100 anos da entidade, completados em abril.

“Depois que você vem para o Sindicato, muda completamente a sua forma de ver o mundo”, ressalta a dirigente. Para ela, o Sindicato é uma escola de fazer seres mais humanos, que lutam por justiça.

A dirigente destaca algumas das grandes conquistas da categoria bancária em décadas de luta, que resultaram numa Convenção Coletiva de Trabalho nacional com dezenas de direitos que são mantidos bravamente a cada campanha salarial: “A gente avança sempre em cláusulas novas, a maioria são cláusulas sociais, que são muito importantes. Mas mais do que falar de uma cláusula específica, o importante é a gente conseguir todo ano, com a força da nossa categoria, renovar a CCT e garantir os direitos que nós temos.”

Ela relembra os últimos anos conturbados da história política do país e comemora a vitória recente da democracia nas urnas: “Não teria melhor momento para o Sindicato comemorar seus 100 anos do que esse em que a gente conseguiu derrotar o fascismo.”

A dirigente destaca também o cuidado que o Sindicato teve na pandemia, negociando home office para boa parte dos bancários; e colocando uma grande quantidade de seu quadro de funcionários em home office nos momentos mais críticos da crise sanitária: “Isso ajudou a salvar muitas vidas.”

A pandemia ampliou os níveis de desemprego e insegurança alimentar da população, e a dirigente relembra as ações do Sindicato para mitigar a fome de milhares de pessoas. A campanha Bancário Solidário distribuiu diariamente centenas de marmitas na Quadra, além disso, foram arrecadadas toneladas de alimentos doados pela categoria, que foram distribuídas por ONGs parceiras em comunidades carentes da Grande São Paulo. Mais um exemplo da atuação da entidade como Sindicato Cidadão.

Assista os trechos do depoimento de Maria Rosani no nosso canal do Youtube.

seja socio