Pular para o conteúdo principal

Sobrecarga de trabalho gera protestos na zona leste

Linha fina
Clientes do Banco do Brasil foram informados sobre a realidade dos funcionários da instituição, obrigados a acumular funções por causa da falta de contingente
Imagem Destaque

São Paulo – A falta de condições de trabalho e de atendimento motivou o Sindicato a organizar protestos em duas agências do Banco do Brasil em Arthur Alvim, bairro localizado no extremo leste de São Paulo.

> Fotos: galeria da manifestação

As unidades tiveram seu horário de abertura atrasado nesta segunda-feira 26 para denunciar a falta de contingente – situação que está sobrecarregando os funcionários e prejudicando o atendimento – bem como para reforçar a demanda pela contratação de mais funcionários.

Durante os atos foi distribuído um informativo aos clientes e trabalhadores denunciando a precarização do atendimento. “Entre junho de 2012 e junho de 2013 foram extintos cerca de 10 mil postos de trabalho, ou seja, funcionários foram dispensados de agências e departamentos sem que houvesse reposição. Assim, os bancários que já acumulavam tarefas pela elevada demanda têm agora que de trabalhar por dois, três e até quatro pessoas”, diz o texto do informativo.

Também foi ressaltado que a sobrecarga de trabalho é responsável pelo adoecimento de muitos trabalhadores de bancos. De acordo com INSS, cerca de 21 mil bancários tiveram que se afastar do trabalho em 2012 por motivo de doença.

O dirigente sindical Willame de Lavor conta que a Campanha Nacional também foi lembrada durante os protestos. “Um banco que apresenta uma lucratividade de R$ 10 bilhões tem plenas condições de aumentar seu contingente para deixar de sobrecarregar seus trabalhadores e oferecer um serviço melhor aos clientes, e essa é uma das principais pautas da Campanha deste ano”, afirma o dirigente, acrescentando que os clientes concordaram e deram apoio às reivindicações.


Rodolfo Wrolli – 26/8/2013

seja socio