Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Internacional

Dirigente Rita Berlofa é homenageada no Congresso Mundial da UNI Finanças

Imagem Destaque
Rita Berlofa com o punho erguido

Rita Berlofa (na foto, durante o Congresso da UNI de 2018), dirigente sindical e atual secretária de Relações Internacionais da Contraf-CUT, foi homenageada durante o Congresso Mundial da UNI Finanças, braço da UNI Global Union (sindicato global) para os trabalhadores do ramo financeiro, realizado na última quinta-feira, 25 de agosto, na Philadelphia, Estados Unidos.

Rita - representada pela presidenta do Sindicato, Neiva Ribeiro, e por toda a delegação brasileira, no palco do Congresso Mundial da UNI Finanças - foi homenageada por todo o trabalho, dedicação, competência e paixão com que presidiu a UNI Finanças por dois mandatos (2015-2018 e 2019-2022).

"Gostaria de agradecer imensamente essa emocionante homenagem que, sobretudo, tem a ver com todos os trabalhadores bancários; com todos os dirigentes sindicais da UNI; com o Ângelo Di Cristo, chefe de departamento da UNI Finanças; com todo o estafe da UNI. Somente o trabalho que fazem no dia a dia é que permite nossas conquistas coletivas e o engrandecimento do nosso sindicato global. Foi um orgulho e uma honra ter participado da UNI, ter presidido a UNI Finanças, não só por ocupar este cargo, mas por ter sido a primeira mulher e a primeira pessoa não europeia nesta função. Nós, mulheres, podemos ocupar todos os espaços. Gostaria de deixar este recado", diz Rita Berlofa.

"Quero também expressar minha gratidão ao meu sindicato, que completou 100 anos em 2023, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região; e a Contraf-CUT. Esse prêmio é um resultado do trabalho coletivo de todos", acrescenta.

Rita destaca ainda os desafios enfrentados durante o seu último mandato como presidenta da UNI Finanças.

"Passamos por momentos de muitas dificuldades como, por exemplo, a pandemia; as inovações tecnológicas, que se aceleraram em ritmo inimaginável, colocando em risco os postos de trabalho dos bancários. Apesar de toda adversidade, através das orientações da UNI e do comprometimento de toda a direção, conseguimos passar por toda essa turbulência defendendo a vida e os direitos dos trabalhadores, lutando pelos acordos coletivos, pelo fortalecimento dos sindicatos em âmbito global. A UNI jamais esmoreceu da sua missão", lembra a dirigente.

Trajetória

Rita Berlofa é bancária do Santander, mas iniciou sua carreira no Banespa, participando ativamente da luta contra a sua privatização.

Dirigente sindical desde 1997, na diretoria executiva do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região esteve à frente das secretarias de Saúde e Condições de Trabalho; Organização e Suporte Administrativo; Finanças; e de Estudos Sócio-econômicos.

Foi coordenadora da mesa de negociações com o Santander por 12 anos, coordenadora da Rede Sindical Santander para a UNI Américas por 10 anos, e presidenta da UNI Finanças por oito anos.

Atualmente é secretária de Relações Internacionais da Contraf-CUT.

seja socio