Pular para o conteúdo principal

Participe da Conferência Livre Nacional de Saúde Mental e Trabalho

Imagem Destaque
Convite de divulgação da Conferência Livre Nacional de Saúde Mental e Trabalho, que acontece no dia 28 de setembro, na Fundacentro, em São Paulo

No dia 28 de setembro (quinta-feira), na Fundacentro, em São Paulo, será realizada em formato híbrido a Conferência Livre Nacional de Saúde Mental e Trabalho (CLNSMT), etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de dezembro, em Brasília.    

Como participar  

Para quem for participar no formato on-line, o evento inicia-se às 9h. Para o presencial, é necessário chegar às 8h30 no local para fazer o credenciamento. 

Os interessados em participar da Conferência Livre Nacional de Saúde Mental e Trabalho (CLNSMT) devem preencher o formulário na plataforma Google Forms.

As inscrições para participação on-line vão até as 23h59 de 26 de setembro. Já a inscrição para participação presencial pode ser feita pelo formulário ou até 10h30 de 28 de setembro, na recepção do evento na Fundacentro.  

Já os interessados em se candidatar para delegados poderão acessar o link após a inscrição na Conferência, pelo próprio formulário e por e-mail. Também será possível se inscrever para delegado até 11h de 28 de setembro.  

A saúde mental da classe trabalhadora importa  

O tema da Conferência Livre Nacional de Saúde Mental e Trabalho (CLNSMT) será Por que enlouquecemos no trabalho? A saúde mental da classe trabalhadora importa!

A reflexão parte do tema da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental: APolítica de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.   O eixo principal - Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos – divide-se em outros quatro eixos, dos quais a Conferência Livre Nacional de Saúde Mental e Trabalho elegeu dois para debater:  

  • Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;  
  • Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia. 

“A categoria bancária tem um especial interesse nos temas que serão abordados na Conferência Livre Nacional de Saúde Mental e Trabalho, uma vez que a forma de gestão dos bancos, baseada em pressão extrema por metas abusivas e assédio, acarretou em uma verdadeira epidemia de transtornos mentais e comportamentais entre os bancários”

Valeska Pincovai, secretária de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato

Apesar da categoria bancária representar apenas cerca de 1% do emprego formal no Brasil, ela é responsável por 25% dos afastamentos acidentários pelo INSS por doenças mentais e comportamentais.  

Na Consulta Nacional 2023 aos bancários, os participantes elencaram como as quatro maiores consequências da cobrança excessiva pelo cumprimento de metas: preocupação constante com o trabalho (68%); cansaço e fadiga constantes (61%); desmotivação, vontade de não ir trabalhar (52%); e crises de ansiedade/pânico (46%). 41,9% dos trabalhadores afirmaram ainda ter feito uso de medicamentos controlados nos últimos 12 meses, percentual significativamente maior do que o mensurado na Consulta Nacional de 2022, que foi de 35,5%. 

"É preciso avançar em medidas que protejam a saúde mental e física de bancários e bancárias, que sofrem com as metas abusivas, sobrecarga de trabalho e assédio, além do medo constante das demissões. Saúde é direito e precisa ser levada a sério", conclui Valeska. 

seja socio