Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Mobilize-se

Defesa do Banesprev: audiência na Alesp nesta sexta 10 e grande ato no dia 21

Imagem Destaque
Uma mão segurando um megafone, em fundo vermelho, com os dizeres "Banesprev. Urgente"

Novembro será um mês de importantes atividades na luta em defesa do Banesprev – fundo de pensão dos trabalhadores do Banespa, ameaçado pela intenção do Santander de retirar o patrocínio dos Planos I e II, e transferir a gestão do Plano V e Pré-75 – e demais fundos de pensão.  

Audiência Pública 

A primeira destas atividades será uma audiência pública realizada pela Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), nesta sexta 10, a partir das 10h, no Auditório Paulo Kobayashi, para debater as retiradas de patrocínio dos planos de previdência complementar.   

A audiência pública é uma iniciativa dos deputados estaduais Luiz Cláudio Marcolino (PT/SP) e Marcia Lia (PT/SP); e do deputado federal Vicentinho (PT/SP); e foi articulada com representantes dos trabalhadores aposentados do setor elétrico e bancários, que passaram por privatização e agora estão com seus direitos previdenciários sob ataque.  

Representando os bancários, estarão presentes na audiência Vera Lúcia Marchioni, diretora executiva do Sindicato; Maria Rosani, presidenta da Afubesp; Rita Berlofa, secretária de Relações Internacionais da Contraf-CUT; Sérgio Takemoto, presidente da Fenae; entre outros.  

Durante o governo de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, os fundos de pensão passaram por ataques como a transferência de gestão do patrimônio para bancos e outros fundos e, principalmente, a retirada de patrocínio, quando as empresas patrocinadoras tomam a decisão de extinguir os planos de aposentadoria complementar, impactando a vida de milhares de famílias em todo o Brasil.  

“Todos esses temas estarão em debate nesta audiência pública. Por isso, é muito importante a mobilização dos aposentados, principalmente os Banespianos da capital e das cidades próximas. ABC, Osasco, Jundiai, Guarulhos, etc. Contamos com a sua presença na Alesp”, diz Vera Marchioni, diretora executiva do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.   

Além dos parlamentares e representante dos bancários, estarão presentes na audiência pública Paulo Roberto Pinto, secretário do Regime Próprio Complementar do Ministério da Previdência Social; Ricardo Pena, diretor superintendente da Previc; Danilo Ribeiro Miranda Martins, procurador-chefe da Procuradoria Federal (AGU-PREVIC); Marcel Barros, presidente da Anapar; Jurandyr Pimentel, diretor de Assuntos dos Aposentados e Fundações de Seguridade do Sinergia Campinas e conselheiro deliberativo eleito da Vivest; Valdivino Ferreira dos Anjos, conselheiro deliberativo eleito da Vivest e integrante do Comitê Gestor da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP); entre outros.  

Ato em frente ao Farol Santander 

No dia 21 de novembro, uma terça-feira, será realizado um grande ato em frente ao Farol Santander (Rua João Brícola, 24, Centro Histórico de São Paulo) em defesa do Banesprev. 

“Dia 20 marca os 23 anos da entrega do Banespa ao Santander. Estamos vivendo um período de ataques, sem precedente, aos direitos dos aposentados oriundos do Banespa, com a intenção do Santander de retirar o patrocínio dos Planos I e II, transferência do Plano V e Pré-75, além da tentativa de sucateamento da Cabesp”, enfatiza Vera Marchioni.  

“O Santander quer limpar do seu balanço as obrigações pós emprego dos Banespianos, quer acabar com as obrigações legais decorrentes do processo de privatização. Ou seja, quer consolidar uma segunda etapa do processo de privatização extinguindo direitos dos aposentados. Coloque na sua agenda: dia 21 vamos gritar para o Santander, para os seus clientes e para toda a sociedade que esse banco espanhol tem que respeitar o direito dos trabalhadores aposentados aqui no Brasil”, conclama a diretora executiva do Sindicato.  

seja socio