Pular para o conteúdo principal

Direção da Caixa faz acusação vaga e ameaça gerentes

Imagem Destaque
Imagem composta do "X" do logo da Caixa Federal e de um homem e uma mulher. O homem em posição de que está brigando com a mulher

Um pouco antes do Natal, a direção da Caixa enviou e-mail informando que o “monitoramento da área de pessoas acerca dos registros curriculares” havia identificado “situação atípica para determinados lançamentos vinculados a essa unidade”.

O movimento sindical apurou que o mesmo e-mail foi encaminhado a várias unidades, sem informar qual seria a “irregularidade” identificada. Além disto, a mensagem determinava que a chefia da unidade cumprisse exigências não previstas em nenhum normativo ou orientação da empresa.

A mensagem, à qual a o movimento sindical teve acesso, joga uma suspeita sobre todos os empregados e, ao invés de conter um teor de prevenção ou orientação, possui um caráter persecutório e ameaçador, política que marcou a rotina dos empregados, especialmente durante a gestão passada, no governo Bolsonaro.

Além disto, a empresa cobra a realização de rodas de diálogo, mas sem oferecer às unidades dotação de horas extras para possibilitar a atividade. Também não alertou sobre algumas obrigações necessárias, como realização e envio de atas e outras comprovações de que as rodas de conversa foram feitas.

“Nós defendemos a realização de rodas de diálogo para falar sobre as pessoas com deficiência na Caixa, por exemplo, inclusive no âmbito da Comissão de Diversidade. O problema é a direção do banco não dar condições para as agências realizarem as rodas e de fazer cursos, já que a rede está sobrecarregada. E ainda por cima vir com ameaças aos empregados”, afirma André Sardão, membro da Comissão de Diversidade da Caixa e diretor do Sindicato.

“Não podemos aceitar que a área de pessoas promova práticas como esta, que faz lembrar de gestões passadas. Encaminhamos um ofício à Vipes cobrando esclarecimentos e providências”, afirma Vivian Sá, diretora do Sindicato e da Apcef/SP, e empregada da Caixa.

Procure o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no FacebookTwitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 

seja socio