Imagem Destaque
![](/sites/default/files/styles/max_1300x1300/public/default_images/padrao.jpg?itok=zf8iDuMX)
![Divulgação](http://www.spbancarios.com.br/Uploads/ckfinder/userfiles/images/travessia(1).jpg)
“O Travessia conta com uma equipe de profissionais qualificados, que atuam por meio de ações pedagógicas, no fortalecimento dos vínculos familiares e da valorização das potencialidades das crianças e dos adolescentes. Buscamos promover a garantia dos direitos da criança e do adolescente e combater as violações a que esses cidadãos estão expostos”, ressalta Cleuza Rosa da Silva, coordenadora da fundação.
Em 2015 uma importante luta foi travada pela defesa desses direitos. “A pauta sobre a redução da maioridade penal ameaça o ECA, ameaça o futuro. Estamos vivendo tempos tenebrosos em que direitos são ameaçados todo o tempo. E jovens e crianças estão aí, no alvo do governo tucano, com o fechamento de escolas no estado de São Paulo. Lutamos contra todos esses retrocessos”, reforça Cleuza.
No mesmo mês do aniversário do ECA, foi aprovado na Câmara de Deputados a emenda substitutiva que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. O texto ainda será votado em segundo turno na Câmara e, caso aprovado, segue para o Senado.
Vale a pena – O Sindicato é um dos apoiadores da Fundação Projeto Travessia. Desde 1995, centenas de jovens receberam atendimento, muitos foram retirados da situação de rua, suas famílias foram orientadas e os jovens voltaram para casa. Ações também foram feitas contra o trabalho infantil nas ruas.
> Saiba mais sobre o Travessia
Todos os anos o Sindicato promove campanhas para que bancários doem parte ou totalidade da devolução do imposto sindical ao Projeto Travessia. É uma forma de exercer cidadania e ajudar quem precisa. E a categoria bancária aprova a iniciativa: em 2015, 649 bancários optaram por fazer essa doação, o que resultou em quase R$ 14 mil para a fundação. Os interessados em fortalecer a atuação do Projeto Travessia podem entrar em contato pelo 2117-1059.
Redação – 4/12/2015
![seja socio](/sites/default/files/inline-images/banner1alterado.png)