São Paulo – Uma das principais reivindicações que deverá constar na pauta específica a ser entregue à direção do Banco do Brasil para a Campanha 2016 é que a Cassi (Caixa de Assistência) e a Previ (Caixa de Previdência) sejam para todos os funcionários da empresa.
“Essas entidades têm gestão compartilhadas com o Banco do Brasil e os representantes eleitos em diretorias e conselhos prestam contas anualmente aos participantes. Esse acompanhamento garante que não ocorram surpresas desagradáveis como foi com o Economus”, afirma o diretor do Sindicato e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, João Fukunaga.
O Economus, responsável pelo fundo de pensão e assistência à saúde dos funcionários da antiga Nossa Caixa (adquirida pelo BB), projeta déficit de R$ 511 milhões e tem dificuldade com o custeio de saúde.
> Situação do Economus é delicada
”Vamos abordar os fatos que levaram o Economus a esse quadro em nosso congresso específico. Para que todos tenham clareza da necessidade de resistir ao projeto de lei (PL 268/16) que acaba com a representação de participantes eleitos em diretorias dos fundos de pensão”, explica. ”Mas também queremos que todos os funcionários de instituições incorporadas também tenham direito à Cassi e à Previ.”
Congresso – Com o tema Unidade e Resistência na Defesa dos Bancos Públicos, ocorre de 16 a 19 de junho, em São Paulo, e definirá as propostas para a pauta específica da Campanha 2016 a ser entregue à direção do Banco do Brasil visando a renovação do acordo aditivo à CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).
Leia mais
> Pauta para Banco do Brasil em debate nacional
Jair Rosa – 15/6/2016
Linha fina
Dirigentes consideram que situação delicada da entidade responsável pela previdência complementar dos bancários da antiga Nossa Caixa é alerta para todo o funcionalismo
Imagem Destaque