Pular para o conteúdo principal

Vote no Caref contra desmonte do Banco do Brasil

Linha fina
Sindicato alerta para importância de eleger candidato que lute contra privatização do banco público e em defesa do funcionalismo. Votação de 23 a 27 de janeiro é exclusiva para trabalhadores da ativa
Imagem Destaque
Redação, Spbancarios
4/1/2017


São Paulo – Pela terceiriza vez, em quatro anos, os trabalhadores da ativa elegerão o Conselheiro de Administração Representante dos Funcionários (Caref) do Banco do Brasil. A votação ocorre em todo o país de 23 a 27 de janeiro. O representantes dos trabalhadores tem mandato de dois anos e, entre suas funções, está a fiscalização da execução da política geral de negócios e serviços da instituição financeira.

“Precisamos ocupar todos os espaços para ampliar a luta contra o desmonte do BB. E o Caref é essencial para isso, pois é no Conselho de Administração que se tomam decisões sobre a atuação do banco e que impactam diretamente no dia a dia dos bancários”, avalia o diretor do Sindicato e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, João Fukunaga.

“Ao todo 120 funcionários se inscreveram e as candidaturas estão sendo analisadas pela Comissão Eleitoral. Assim que começar a campanha, em 6 de janeiro, é imprescindível analisar os currículos e o histórico dos candidatos e tomar uma decisão consciente”, acrescenta o dirigente.

Discriminação – O dirigente sindical critica o fato de o novo regulamento das eleições estabelecer que só podem se candidatar pessoas que ocuparam cargo de gerência, excluindo, assim, caixas, escriturários, entre outros.

“Nas eleições anteriores o critério era bem mais abrangente. A mudança neste ano ocorreu devido ao Estatuto das Estatais que tanto combatemos e que, inclusive, é objeto de ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que aguarda posicionamento do Supremo Tribunal Federal. Não é o fato de ter ocupado cargo de chefia que torna uma pessoa capacitada. Numa democracia o correto é abrir essa possibilidade para todos”, critica Fukunaga.

> Contraf e Fenae questionam Lei das Estatais no STF

Como votar – A votação ocorrerá em sistema eletrônico a ser disponibilizado pelo BB. O primeiro turno vai de 23 a 27 de janeiro. Caso haja necessidade de segundo turno entre as duas candidaturas mais votadas, ocorrerá de 20 a 24 de fevereiro.

Conquista dos trabalhadores – A eleição de um representante nos conselhos de administração das empresas estatais – como Banco do Brasil, Caixa, Petrobras e outras – é uma conquista da CUT e outras centrais sindicais. A reivindicação foi contemplada por meio da Lei 12.353, aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2010 e sancionada nesse mesmo mês pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1