Pular para o conteúdo principal

Licença-paternidade de 20 dias tem de ser cumprida

Linha fina
Sindicato cobrou Fenaban por descumprimento da cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária. Licença ampliada está prevista na Lei 13.257, em vigor desde 8 de março de 2016, e com recursos liberados no orçamento 2017 do governo federal; tem de ser respeitada
Imagem Destaque
Redação Spbancarios
18/1/2017


São Paulo – A licença-paternidade de 20 dias está valendo e os bancos têm de cumprir. Esse foi o recado dado pelo Sindicato, em reunião com a federação dos bancos nesta quarta-feira 18.

A conquista da Campanha Nacional Unificada 2016 está prevista na cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e na Lei 13.257, em vigor desde 8 de março de 2016 (artigos 38, 39 e 40).

Além disso, já tem os recursos liberados, conforme o item 13 da página 91 da Lei Orçamentária Anual do país (LOA), aprovada na Câmara em dezembro e sancionada em 10 de janeiro de 2017. Trata-se do programa Empresa Cidadã que estabelece “dedução do imposto devido do total da remuneração integral paga a empregados”, durante os dias de prorrogação tanto da licença-paternidade de 20 dias, como da licença-maternidade de 180 dias – conquista de 2009.

> Confira no orçamento da União

Apesar disso, os bancários denunciam ao Sindicato que as instituições financeiras estão desrespeitando esse direito dos trabalhadores. Procurada, a federação dos bancos (Fenaban) informou não ter encontrado a legislação.

O Sindicato aproveitou a reunião desta quarta, do GT de Realocação e Requalificação, para novamente reivindicar da Fenaban o respeito à licença-paternidade ampliada, assim como a regularização do pagamento do vale-cultura.

> Bancos devem apresentar dados sobre realocação

“Quando interessa, os bancos encontram tudo”, critica a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. “Entramos em contato com o Ministério do Planejamento que passou todas as informações, inclusive o item (13) e a página (91) onde está previsto o recurso no orçamento para a ampliação da licença. Assim, os bancos estão descumprindo a CCT, o que é muito grave. Cobramos respeito aos direitos dos bancários, e repassamos aos bancos todas as instruções e o link do orçamento, que eles tiveram tanta dificuldade de localizar. Também vamos cobrar que todos os bancários possam gozar o direito à licença-paternidade de 20 dias. Os que já tiveram o direito negado, devem poder tirar os dias de forma retroativa.”

> Curso de paternidade responsável começa dia 13

Em caso de dificuldade, os trabalhadores devem denunciar ao Sindicato para que seja cobrado dos bancos: pelo Fale Conosco. pela Central de Atendimento Telefônico (no 3188-5200) ou pelo WhatsApp (97593-7749).

Vale-cultura – O Sindicato está de olho na renovação do vale-cultura. Em resposta a ofício enviado pela entidade e pela Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), solicitando a renovação do direito, o gabinete do ministro da Cultura, Roberto Freire, respondeu: “este Ministério protocolou proposta de alteração do artigo 10 da Lei nº 12.761/12 e tem envidado todos os esforços para que o prazo do benefício fiscal seja prorrogado até o exercício 2021, ano-calendário 2020”, explica o documento enviado em 27 de dezembro.

Em 4 de janeiro, o Sindicato entrou em contato com a coordenação-geral do Programa de Cultura do Trabalhador e a informação foi de que o pedido de prorrogação do benefício já foi feito e aguarda aprovação do Ministério da Fazenda.

“Esperamos que o governo resolva logo essa pendência e publique em Diário Oficial a alteração da lei, já que alguns bancos suspenderam o pagamento diante da falta de renovação do programa do vale-cultura”, afirma a secretária-geral do Sindicato, Ivone Silva. “A participação dos bancários, cobrando do governo o vale-cultura, deve continuar. Mais uma vez a luta, ao lado do Sindicato, está valendo a pena”, reforça a dirigente.

O vale-cultura dá direito a R$ 50 mensais para serem usados em livros, cinema, bens culturais, a quem ganha até cinco salários mínimos. Está previsto na cláusula 69 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) diante da manutenção do programa pelo governo federal. Desde o encerramento da Campanha 2016, Sindicato e Contraf fizeram várias cobranças e o ministro da Cultura comprometeu-se com a renovação. Cerca de 162 mil bancários têm direito ao vale-cultura, o que representa 32% da categoria no Brasil.
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1