Pular para o conteúdo principal

Sindicato defende Caixa e empregados no sábado

Linha fina
Dirigentes sindicais protestam em agências contra determinação da direção para trabalhar em dia de descanso e denunciam à população processo de desmonte do banco público
Imagem Destaque
Redação Spbancários
20/2/2017


São Paulo – O movimento sindical reagiu à determinação da Caixa para que os empregados trabalhassem no sábado 18 devido à política de saques das contas inativas do FGTS. Representantes dos trabalhadores percorreram agências no Centro, Avenida Paulista e zona norte para dialogar com a população e bancários a respeito do processo de desmonte do único banco 100% público com atuação nacional no país.

> Fotos: imagens da Paulista e da Praça da Sé

Ao mesmo tempo em que liberou o saque das contas inativas do FGTS, o governo Temer vem promovendo um plano de demissão voluntária que pretende eliminar até 10 mil postos de trabalho na Caixa.

O resultado é a acentuação da sobrecarga de trabalho, que já é alta entre os empregados, e a piora do atendimento à população. Para tentar disfarçar esse panorama, a direção do banco resolveu convocar empregados de quase 1.900 agências em todo o país para trabalhar no sábado 18.

Muitos bancários denunciaram que foram coagidos a assinar um documento atestando que tinham sido convidados a trabalhar. “Com isso, a Caixa pretende se eximir de processos judiciais. A convenção coletiva dos bancários garante o sábado de descanso. Quem trabalhou tem de receber como hora extra e não pode ter hora compensada, inclusive os gerentes-gerais. Os bancários que não receberem dobrado têm de denunciar ao Sindicato”, orienta o dirigente sindical Renato Perez.

Para denunciar acesse o canal Assuma o Controle. O Sigilo é absoluto.

Durante os protestos, dirigentes sindicais entregaram carta aberta à população denunciando o processo de sucateamento do banco. “As agências não precisam abrir aos sábados. O que a direção tem de fazer é contratar mais empregados para atender melhor a população durante o horário de expediente bancário”, afirma Perez. 
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1