São Paulo - Os bancários conseguiram fazer o Itaú brecar as demissões. O compromisso de “reduzir o turn over” foi informado pela direção do banco em contato com o Sindicato na noite de terça-feira 19. Um comunicado foi enviado pelo comando da instituição financeira aos seus diretores, orientando que as dispensas devem ser freadas. O centro de realocação dos funcionários – conquistado pelo movimento sindical após a fusão com o Unibanco – também deve ser valorizado, já que a direção do Itaú informou que vai dificultar novas contratações.
> Atos contra demissões no Itaú em todo o país
> Fotos: galeria dos atos em São Paulo
A prática de substituir funcionários com mais tempo de casa e salários mais altos por outros mais novos, o turn over, é motivo de protesto de sindicatos de bancários em todo o Brasil. Uma série de ações foi realizada com o objetivo de denunciar à sociedade as dispensas promovidas por um dos bancos mais lucrativos do país.
“Parabenizamos todos os trabalhadores que lutaram e participaram dos protestos promovidos pelo Sindicato. A organização e unidade dos bancários, em todo o país, foi fundamental para alcançarmos mais essa conquista”, afirma o diretor executivo do Sindicato e funcionário do Itaú, Daniel Reis.
O processo será acompanhado de perto pelo movimento sindical. “Vamos fiscalizar e ver se o resultado será satisfatório. Contamos com cada bancário para que participem e informem o Sindicato”, completa a presidenta da entidade, Juvandia Moreira.
Cláudia Motta - 20/6/2012
Linha fina
Compromisso assumido pelo banco é resultado da luta organizada pelos bancários em todo o Brasil
Imagem Destaque