São Paulo - Tão logo a Fenaban anunciou sua proposta de aumento real de 0,7%, em poucas horas milhares de bancários acessaram o site do Sindicato para manifestar sua opinião. E o recado da categoria é claro: se os bancos querem mesmo resolver a campanha na mesa de negociação, a proposta tem de melhorar muito!
> Veja a proposta da Fenaban e mande seu comentário
“Estamos juntos nesta luta. Não podemos aceitar somente 6% de aumento. Nossa PLR tem que ser majorada pelo menos em 30%. E o VR também é insuficiente para quem trabalha em São Paulo, tem de ser revisto.”
“Não podemos aceitar os 6%. Nos últimos anos os bancos obtêm lucros maiores e nós bancários estamos adquirindo apenas doenças por stress e dívidas.”
“Sofremos para bater as metas e os bancos vêm com um medíocre reajuste. Eles têm condições de dar um reajuste digno ao funcionalismo, pois os resultados mostram a realidade do setor.”
“Este ano poderiam salientar um valor fixo para aumento da cesta básica/VR.”
“Achei a proposta insuficiente para o elevado custo de vida.”
“Estou há 12 anos como bancário e tenho saudades de quando meu salário "durava" o mês inteiro.”
“Temos de revindicar uma PLR maior, pois a cada ano que passa ela vai diminuindo e se desfazendo.”
“Exigem o máximo e pretendem dar o mínimo? O aumento médio do lucro foi muito maior que isso. Em contrapartida, minha PLR vai continuar na mesma.”
“Os trabalhadores deveriam, como contra-proposta, propor o cumprimento de apenas 0,7% das metas impostas pelos bancos.”
“Piso do salário mínimo do Dieese! Caso contrário, é um desrespeito ao bancário, exatamente no dia 28, que simboliza tantas conquistas da nossa classe!”
“6% é pouco. Quanto aos auxílios alimentação e refeição, estão defasados. PLR tem de ser forte.”
“Tão importante quanto as questões econômicas, deveriam ser as condições de trabalho. Respeito à jornada de seis horas para todas as funções. Estamos sobrecarregados e adoecendo.”
“Se não bastasse um reajuste muito abaixo dos lucros apresentados pelos bancos, mesmo com um PDD de 30%, a Fenaban ainda oeferece PLR nos moldes do ano passado. Por que os bancos não mantiveram a PDD como a do ano passado também? Será que os bancos querem lucrar a mesma coisa do ano passado? Sem crescimento?”
“É um absurdo o que os banqueiros oferecem! E não querem nem aumentar os vales e o auxílio infância, nem o piso salarial! Não aceitamos essa proposta!”
“Pode melhorar!”
“É mais uma demonstração de desinteresse com a categoria, nós geramos o lucro, e recebemos este tipo de reconhecimento.”
“Os banqueiros têm sim condições de melhorar um pouco mais essa primeira proposta e também os tíquetes.”
“Não bastasse a sobrecarga de trabalho, temos de aguentar propostas aquém da expectativa dos trabalhadores e do bom senso econômico, que é a valorização de quem faz os resultados.”
“Insuficiente a proposta. O sistema financeiro é o que mais lucra no Brasil, não produz nada, cresce para si, não para a sociedade. Eles têm condições de melhorar a proposta. Caso contrário, sou a favor da greve, que é um direito constitucional.”
“Os banqueiros que vivam com reajuste de 6%.”
Redação - 29/8/2012
Linha fina
Via Boca no Trombone, trabalhadores criticaram os números colocados pela federação dos bancos
Imagem Destaque