Pular para o conteúdo principal

Sindicato avalia positivamente medidas do TST

Linha fina
Tribunal Superior do Trabalho revisou entendimentos sobre saúde do trabalhador, remuneraçlão para quem ficar de sobreaviso entre outros assuntos
Imagem Destaque

São Paulo – As novas regras definidas pelo TST foram avaliadas como positivas pelo Sindicato. As medidas tratam de questões como remuneração de trabalhadores de sobreaviso, direito à licença maternidade de funcionárias com contrato de trabalho temporário, além da garantia de estabilidade por um ano de empregados que retornam de afastamento e o direito a manutenção do plano de saúde aos trabalhadores aposentados por invalidez. Decisões como presunção de discriminação quando algum trabalhador portador de doença grave como HIV for demitido também é avaliada como positiva.

As interpretações já estão valendo e ampliam os direitos dos trabalhadores. Criam jurisprudência e devem nortear futuros conflitos trabalhistas.

O secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Carlos Damarindo, destaca uma das medidas muito comum na categoria bancária: o sobreaviso. “Funcionários de instituições financeiras, principalmente da área tecnologia e segurança, sofrem com esse tipo de problema. Eles são obrigados a ficar de plantão longe da empresa com o celular ou o computador ligado e sem receber por isso. Com essas medidas os trabalhadores poderão reivindicar o direito, pois a causa é ganha”, afirma o diretor do Sindicato.


Carlos Oliveira - 17/9/2012

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1