Pular para o conteúdo principal

Itaú, Bradesco e Santander lideram reclamações

Linha fina
Bancos estão entre os cinco primeiros no ranking de 2011, segundo levantamento do Procon
Imagem Destaque

São Paulo – Cobrança indevida, desconto não autorizado de tarifas bancárias, lançamento não reconhecido na fatura e falha em transações eletrônicas estão entre as principais reclamações dos clientes sobre os bancos. O Itaú é o campeão da lista. No acumulado deste ano, foram 7.916 registros no Procon. Em 4º lugar está o Bradesco, com 4.228 reclamações, seguido pelo Santander, com 2.608.

Não é de hoje que os bancos ocupam as primeiras posições nos índices de reclamações dos órgãos de defesa do consumidor. Em 2011, o Bradesco foi quem ficou na primeira colocação. O Itaú era o terceiro colocado e hoje lidera o ranking disparado. A maior alta registrada foi do banco Santander, que pulou da 11ª para a 4ª posição no índice geral.

Cobranças indevidas – Somente no primeiro semestre de 2012 foram registrados 5.985 atendimentos referentes a cobranças indevidas realizadas por bancos. Esses descontos irregulares são o principal motivo de reclamação dos clientes nos três bancos, segundo o levantamento.

Na maioria dos casos, o consumidor não tem ideia de que o valor é descontado indevidamente da sua conta, uma vez que não solicita o serviço junto ao banco. Geralmente, os erros são detectados quando o cliente confere o extrato bancário.

Leia mais
> Clientes reclamam dos serviços bancários e dão apoio à greve


Redação – 19/9/2012

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1