São Paulo – O Banco Central divulgou a relação das instituições financeiras com maior número de reclamações em setembro. Manutenção irregular da conta-salário, débitos não autorizados em conta corrente, cobrança irregular de tarifas e contratação de serviços sem consentimento dos clientes estão entre as reclamações mais recorrentes.
De acordo com o ranking, o Banrisul encontra-se na primeira posição em função do percentual mais elevado devido ao número menor de clientes se comparado aos outros bancos – cerca de 2 milhões. No entanto, o maior número de reclamações procedentes registradas no mês ficou por conta do Bradesco, seguido do Itaú, Banco do Brasil e HSBC.
Essas cinco primeiras posições se mantiveram de agosto a setembro. Os principais motivos das reclamações também foram os mesmos. No caso do Banco Central, o levantamento é feito por conta de descumprimentos, por parte das instituições, de normativos do Conselho Monetário Nacional ou do BC.
Entretanto, as reclamações aos bancos por uma série de descontentamentos dos clientes acumulam histórico de crescimento, principalmente nos órgãos de defesa do consumidor. Em 2011, os bancos ficaram entre os cinco primeiros no ranking do Procon. No levantamento do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), em 2011, os bancos conseguiram pela primeira vez desde que a listagem começou a ser divulgada, há doze anos, alcançar a liderança na lista.
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Redação – 17/10/2012
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Cobranças e manutenções irregulares das contas são as principais reclamações dos clientes em setembro
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