São Paulo – A Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizará ato em Brasília pelo fim do fator previdenciário que, de acordo com informações da CUT, será votado no próximo dia 21 pela Câmara Federal. O projeto de lei que trata do assunto é o 3299/08.
Segundo a CUT, existe o risco de ser aprovada uma proposra contrária aos interesses dos trabalhadores. O motivo do ato é justamente pressionar o Congresso para que inclua no debate e aprove a proposta negociada com as centrais sindicais e o governo Lula. Essa proposta prevê o fim do fator previdênciário, que prejudica os trabalhadores ao reduzir o valor do benefício para quem se aposenta antes da idade mínima, estipulada em 65 anos para os homens e 60 para as mulheres. Em seu lugar, o cálculo seria feito pelo fator 85/95, sem a idade mínima.
Pelo fator 85/95 o trabalhador pode se aposentar integralmente desde que a soma do tempo de serviço com a idade mínima seja 85 anos para as mulheres e 95 anos para os homens.
> Cálculo pode garantir aposentadoria em menos tempo
A CUT convoca entidades filiadas, outros sindicatos e centrais para a ação no Congresso Nacional. A concentração será às 10h, na entrada do Anexo II da Câmara dos Deputados. À tarde, os militantes cutistas irão ao plenário da Câmara para acompanhar a votação.
Redação, com informações da CUT – 16/11/2012