São Paulo – Democratização do acesso ao cinema e reconhecimento das produções cinematográficas brasileiras. Assim foi a cerimônia da terceira edição de entrega do Prêmio CineB, realizado na noite desta terça-feira 11, no Café dos Bancários.
> Fotos: galeria da cerimônia de premiação
> Vídeo: Prêmio CineB destaca a democratização do Cinema Nacional
A premiação contemplou com a entrega de troféus os longas e curtas metragens exibidos e a todas as comunidades e universidades que receberam o projeto ao longo de 2011. A cerimônia foi apresentada pelas atrizes Lucélia Santos e Gorete Milagres.
Lançamento DVDs – Além da entrega dos prêmios, ocorreu o lançamento de mais dois DVDs do Selo CineB, que são coletâneas dos curtas exibidos pelo projeto. Seu Arlindo vai à loucura, de Raoni Reis; A bicicleta do vovô, de Henrique Dantas; Tainá Kan, de Adriana Figueiredo; Procura-se, de Iberê Carvalho; Cine Holliudy, o astista contra a caba do mal, de Halder Gomes; BMW vermelho, de Edu Ramos e Reinaldo Pinheiro; O filho do vizinho, de Alex Vidigal; e Com os pés na cabeça, de Gabriela Liuzzi Dalmasso e Tiago Scorza; são os curtas contemplados nos dois novos DVDs.
Cada DVD possui quatro curtas e são vendidos pelo preço popular de R$ 5. O valor arrecadado será dividido igualmente entre os diretores e a comunidade que realizará a venda. O Selo CineB surgiu em 2011, da demanda dos espectadores que, ao final das sessões, pediam as cópias dos curtas. Com o lançamento, é possível evitar a pirataria, possibilitando ao mesmo tempo o acesso da população às obras e ainda recursos para as comunidades e realizadores.
Recentemente, o Selo ganhou o reconhecimento da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura como uma ação de grande importância para o mercado cultural brasileiro.
História – Parceria do Sindicato com a Brazucah Produções, o CineB leva a produção audiovisual do país a comunidades com pouco ou nenhum acesso às salas de exibição.
Projeto de democratização do cinema nacional, acaba de completar cinco anos. Nesse período, o circuito itinerante já exibiu 74 longas e curtas metragens para um público de mais de 30 mil pessoas em 241 sessões, realizadas em 27 locais. O projeto chega às comunidades com toda a estrutura de telão, cadeiras e até carrinhos de pipoca, levando muitas vezes os diretores dos filmes para um bate-papo com o público, ao final da exibição.
Há três anos, o projeto se expandiu para as Universidades. Neste período, foram realizadas 30 sessões, contemplando um público de quase 4 mil universitários.
Premiação
|
Longas-metragens
|
O Contador de Histórias, de Luiz Villaça
Uma Noite em 67, de Renato Terra e Ricardo Calil Amor?, de João Jardim Uma Professora Muito Maluquinha, de André Pinto e César Rodrigues Guerra dos Vizinhos, de Rubens Xavier Quincas Berro D'Água, de Sérgio Machado Eu e meu Guarda-Chuva, de Toni Vanzolini |
Curtas
|
A mula teimosa e o controle remoto, de Hélio Villela
A Ilha, de Alê Camargo O xadrez das cores, de Marco Schiavon Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas, de Victor Hugo Borges Uma História de Futebol, de Paulo Machline Vida Maria, de Márcio Ramos Procura-se, de Iberê Carvalho O Troco, de André Rolim |
Universidades
|
Universidade Anhanguera
Universidade São Judas Tadeu Faculdades Integradas Alcântara Machado – FIAM Faculdades Integradas Paulista – FIP Faculdade Oswaldo Cruz |
Comunidades
|
Zona leste
Igreja Nossa Senhora da Paz- Parque do Carmo Ong Juntos 2 - Jardim Arizi Ass. Comunitária de Moradores da Vila Silvia AMORAVILA - Vila Silvia Associação de Mulheres da Zona Leste - Itaim Paulista Associação dos Moradores da Vila Prudente - Vila Prudente Associação dos Moradores da Vila Rica - Vila Rica Associação dos Moradores do Jardim Independência - Vila Prudente Zona sul Projeto Olhar Local - Vargem Grande Igreja Nossa Senhora do Bom Conselho - Campo Limpo Unidade Básica de Saúde -Chácara Santo Antonio Associação dos Moradores de Heliópolis - Heliópolis Galeria Borba Gato - Santo Amaro Zona norte Galpão Comunitário - Jardim Apuanã, Centro AMOALUZ - Associação de Moradores e Amigos da Santa Efigênia e Luz Oeste Movimento Boa Praça - Vila Anglo Centro Social Santo Dias - Rio Pequeno Igreja Nossa Senhora Aparecida - Vila Piaui Centro de Memória e de Convívio Cecília Meirelles - Lapa Igreja Nossa Senhora de Lourdes - Vila Leopoldina Paróquia Santo Estevam Reis - Vila Anastácio- Lapa Igreja São José do Jaguaré - Jaguaré Instituto Rogacionista - Água Branca Região metropolitana Comunidade Kolping Nova Carapicuiba (Carapicuíba) Escola Estadual Prof. Dr. Eurico da Silva (Itapecerica da Serra) s |
Redação - 12/12/2012