São Paulo – A redução do endividamento com o sistema financeiro puxou a queda no índice de inadimplência, de 1,5% entre janeiro de 2013 e dezembro do ano anterior. O balanço, da Serasa Experian, aponta ainda que esse foi o terceiro mês seguido de redução. O levantamento, divulgado na sexta 15, mostra que o calote com os bancos caiu 3,3% no período. Com operadoras de cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadoras de serviços – empresas classificadas como “não bancárias” – o recuo foi de 0,5%. A contribuição dos dois itens para o indicador chegou a 1,5% e 0,2%, respectivamente.
Entre os meses de janeiro de 2012 e de 2013 a redução do endividamento não bancário chegou a 53,5%. Segundo os economistas da Serasa, um dos principais motivos são os juros reduzidos e renegociações de dívidas, além do desemprego em baixa.
“Como a inadimplência do consumidor está seguindo uma trajetória decrescente, este é um bom momento para o consumidor colocar sua vida financeira em ordem”, analisam os economistas.
Residual – Quando comparado com o mesmo período do ano passado, a inadimplência geral teve crescimento de 12,9%. Já os cheques sem fundos, os títulos protestados e as dívidas com os bancos tiveram alta de 11,5%, 5,6% e 2,3%.
Redação, com informações da Agência Brasil - 15/2/2013
Linha fina
Índice caiu 1,5% em janeiro na comparação com dezembro, especialmente pela quitação de dívidas com bancos, cartões e financeiras
Imagem Destaque