São Paulo – Os funcionários do Banco do Brasil provenientes da Nossa Caixa continuam passando por transtornos ao tentar utilizar o plano de saúde Economus. De acordo com denúncias recebidas pelo Sindicato, diversos hospitais e clínicas que constam na relação da rede conveniada não atendem mais os segurados do plano.
Um dos problemas tem a ver com o TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar), um sistema que a ANS (Agência Nacional de Saúde) exige para que tanto as operadoras de planos de saúde quanto hospitais e clínicas possam transmitir os dados eletronicamente.
No entanto, de acordo com a diretora do Sindicato Tania Balbino, em algumas clínicas e hospitais esse sistema ainda não foi implantado. O convênio, por sua vez, não aceita mais pagamento em guia em papel. “Essa situação gera um círculo vicioso no qual o prejudicado é o segurado, pois o Economus, ao não aceitar guias de papel, suspende o pagamento dos hospitais, clínicas e consultórios que não adotaram o TISS e, em contrapartida, esses locais suspendem os atendimentos”, explica a dirigente.
Hospital Alvorada – Outro ponto que vem prejudicando os segurados que procuram atendimento na capital paulista está relacionado com o Hospital Alvorada. Segundo Tania, o Alvorada informa que o Economus encerrou o contrato há 20 dias. “Mas o Economus afirma que o Alvorada solicitou outro reajuste de tabela de preços apenas seis meses após a última renovação de valores, e o convênio não concordou.”
A rede Alvorada informou ao Sindicato, no dia 3, que está atendendo. No entanto, Tania tem informações de bancários que tiveram o atendimento negado pela rede.
“Mais uma vez quem paga o preço é o trabalhador, que se vê nesse jogo de empurra e no meio de tanta desinformação e descaso. O Economus, por sua vez, não se preocupa em resolver a situação e não enxerga que vidas estão em jogo”, critica a dirigente.
Canais de denúncia – Depois da pressão dos trabalhadores e do Sindicato, o Economus disponibilizou o telefone 0800 014 7000 para, dentre outros serviços, receber denúncias.
O Sindicato orienta o bancário que não conseguir marcar consulta ou exame, que anote o nome do funcionário que o atendeu – tanto do Economus quanto do hospital ou clínica – , faça a denúncia junto à ANS e, ainda, envie e-mails à direção do Economus e aos conselheiros eleitos para relatar o ocorrido. Isso servirá também como forma de pressão.
Cassi e Previ para todos – No dia 4 de junho foi realizada a última audiência com o juiz responsável por julgar ação de primeira instância cobrando Cassi e Previ para todos os funcionários do Banco do Brasil. A decisão da Justiça deve ser anunciada na sexta-feira 5.
> Justiça define em julho Previ e Cassi para todos
“O Sindicato promove a campanha do Cassi e Previ de qualidade para todos, justamente por não concordar com o sustento de uma entidade como o Economus, sucateada e abandonada pelos seus conselheiros e dirigentes, que foram escolhidos pela atual direção do Banco do Brasil”, afirma a dirigente Tania Balbino.
Rodolfo Wrolli – 3/7/2013
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Descaso do plano de saúde dos oriundos da Nossa Caixa gera desinformação e falta de atendimento; decisão sobre Cassi e Previ para todos sai na sexta-feira
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