São Paulo – O Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), vinculado ao Ministério do Planejamento, autorizou a Caixa Federal a ampliar o quadro de pessoal em mais 9.823 trabalhadores nos próximos dois anos.
Segundo a portaria nº 14, de 16 de julho de 2013, publicada no Diário Oficial da União desta quarta 17, o banco pode contratar mais 4.850 empregados em 2014 e outros 5.023 em 2015. O limite de empregados estabelecido para 2013 é de 102.049.
A Caixa também está autorizada a gerenciar o quadro de pessoal próprio, praticando atos de gestão para repor empregados desligados ou que vierem a se desligar do quadro funcional. A instituição também poderá realizar novos concursos.
A criação de novos postos de trabalho é uma das principais reivindicações do movimento sindical que mantém a campanha Mais Empregados para a Caixa, Mais Caixa pra o Brasil. O tema, inclusive, foi retomado na rodada de negociação realizada em 12 de junho, com o representantes dos trabalhadores, na qual o banco divulgou que até junho deste ano 4.249 novos empregados tomaram posse na empresa, cujo quadro chegou a 95.632. Pelo estabelecido em acordo aditivo esse número tem de chegar a 99 mil trabalhadores até dezembro de 2013.
“A contratação é positiva, mas foram abertas muitas novas agências em todo o país e os bancários estão sobrecarregados. Assim, é necessário mais agilidade na convocação de concursados e que sejam criados ainda mais postos de trabalho”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.
Redação - 18/7/2013
Linha fina
Dest autoriza instituição financeira a ampliar quadro de pessoal nos próximos dois anos
Imagem Destaque