São Paulo – As extinções de postos de trabalho promovidas pelos bancos não são pequenas e têm sim resultado em número insuficiente de trabalhadores nas agências e concentrações. Foi o que apontaram os bancários ao responder à enquete que ficou na capa do site entre quarta 21 e esta quinta-feira 29, quando entrou no ar a atual, que trata de remuneração.
> Clique aqui para responder à nova enquete
Dos 909 que acessaram à pergunta, 93% (853) responderam que faltavam bancários em seus locais de trabalho. Apenas 56 pessoas (6%) afirmaram que não.
O resultado aponta para uma realidade já bastante conhecida pela categoria: a rotina de sobrecarga cada vez maior. Mas que os dirigentes das instituições financeiras parecem ignorar, já que em mesa de negociação da Campanha 2013 afirmaram ao Comando Nacional dos Bancários que os cortes de emprego eram apenas “ajustes muito pequenos”.
> “Ajuste muito pequeno” inferniza bancários
Os números dos próprios balanços dos bancos contradizem a afirmação: entre junho de 2012 e junho de 2013, as maiores instituições financeiras privadas no Brasil (Itaú, Bradesco, Santander e HSBC) fecharam mais de 10 mil vagas de emprego.
> Contratar para acabar com a sobrecarga de trabalho
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego apontam que no acumulado de 12 meses até julho, os bancos múltiplos com carteira comercial – que inclui BB, Santander, Bradesco, HSBC e Itaú – fecharam 8.519 postos de trabalho, indo na contramão da economia brasileira que no mesmo período o Brasil gerou 918.193 empregos formais.
Leia mais
> Bancos fecharam 15 vagas por dia em julho
Redação - 29/8/2013
Linha fina
Enquete sobre emprego no site do Sindicato teve 909 respostas e 853 apontaram carência de bancários nos locais de trabalho
Imagem Destaque