São Paulo – A greve nacional dos bancários completou uma semana no final desta quarta-feira 25 fortalecida. Em São Paulo, Osasco e região, o total de trabalhadores que cruzou os braços já gira em torno dos 32 mil em 683 locais de trabalho, sendo 15 centros administrativos e 668 agências.
No país, segundo dados da Contraf-CUT, foram 10.024 agências e centros administrativos.
O destaque do dia ficou para os trabalhadores das concentrações do CA Tatuapé e ITM do Itaú, os telebancos do HSBC e Bradesco (foto) e o Call Center do Santander.
“A paralisação ganhou a adesão de um importante setor estratégico que é o call center. Se os bancos querem que a greve acabe, não será pressionando trabalhadores com contingenciamentos. Eles têm é de apresentar uma proposta que contemple aumento real, PLR maior, valorização nos pisos e verbas e soluções para questões de saúde e condições de trabalho”, disse a presidenta do Sindicato Juvandia Moreira.
> Bancários paralisam CAT do Itaú
> Recém-inaugurado, call center do Santander já entra no movimento
> Bancários permanecem firmes do lado de fora no ITM
O Sindicato também paralisou atividades de dois contingenciamentos: Banco do Brasil na Rua Gabriel Piza, zona norte, e Itaú na Rua Fábia, na zona oeste.
> Banco do Brasil tenta burlar greve e se dá mal
> Fotos: galerias das paralisações no ITM, Telebanco e no Call Center do Santander
Além dos complexos administrativos, entaram em greve funcionários de agências de Pirituba, vilas Maria, Guilherme e Medeiros e o bairro do Parque Novo Mundo na zona norte; Jardim Marajoara e corredor da Avenida Nossa Senhora do Sabará, na zona sul; Rua Augusta e Jardins, na região da Paulista; Cerro Corá e Avenida Heitor Penteado, na zona oeste; além dos centros velho e novo. Também cruzaram os braços trabalhadores do bairro do Pari e dos corredores das avenidas Celso Garcia, Nordestina, na zona leste; centro de Osasco e dos municípios de Carapicuiba, Embu Guaçu, Embu das Artes, Cotia e Santana do Parnaíba.
> Fotos: galeria das zonas sul, oeste, leste, norte; Paulista, centro e Embu das Artes e Carapicuíba
Comando de Greve – Integrado por dirigentes do Sindicato, da Fetec-CUT/SP, da Contraf-CUT, cipeiros, delegados sindicais da Caixa e do Banco do Brasil, o Comando de Greve volta a se reunir na quinta 26, às 16h, na Quadra (Rua Tabatinguera, 192, Sé). Outros bancários que queiram ajudar a organizar o movimento, também podem participar.
Assembleia – Os bancários fazem nova assembleia na quinta-feira 26, às 17h, na Quadra do Sindicato. Leve o crachá do banco ou holerite acompanhado de documento com foto para se credenciar.
Leia mais
> “Não vim pra ser vendedora”, diz bancária
> "Caixa tem, mas normalmente estão vazios"
> Justiça breca medida antissindical do Santander
> Berzoini manifesta apoio à greve dos bancários
Redação - 25/9/2013
(Atualizado às 17h45)
Linha fina
Movimento ganha adesão de cerca de 32 mil trabalhadores lotados em setores estratégicos de diversas instituições financeiras
Imagem Destaque