São Paulo – Entra ano, sai ano, é a mesma história: o aperto dos funcionários do Itaú com o calor nas agências devido aos aparelhos de ar-condicionado sem manutenção. Com o termômetro ultrapassando os 30 graus, a saga voltou. A primeira agência a ser fechada por conta do problema fica na zona leste.
Desde o dia 1º, o equipamento da agência 5573, na Vila Guarani, funcionava apenas para ventilação. O dirigente sindical Sergio Lopes, o Serginho, entrou em contato com o banco, mas o problema ainda não foi resolvido, portanto, nesta terça-feira 12, a unidade foi fechada pelo Sindicato. “A situação é tão vergonhosa que um cliente emprestou um ventilador aos funcionários. O gesto solidário ajudou os trabalhadores, mas um banco que aparece em reportagens recentes como a empresa mais sustentável do ano não oferecer condições de trabalho em uma agência desse porte, realmente é uma decepção”, ressalta Serginho.
Segundo o dirigente, o motor do aparelho está queimado. Clientes e funcionários já passaram mal, com queda da pressão arterial. São cerca de 17 trabalhadores dentro da unidade. Para piorar a situação, insetos começaram a aparecer. “Com o calor e o ar abafado dentro da agência, verificamos a presença de baratas nesta terça-feira. O ambiente é insalubre”, destaca o dirigente.
Problema antigo – A falta de manutenção no aparelho de ar-condicionado da agência da Vila Guarani é antigo. Serginho informa que em fevereiro de 2012 os trabalhadores da unidade sofreram com o mesmo problema e que foi preciso a intervenção do Sindicato para que o equipamento fosse consertado. “Resolvemos há mais de um ano, mas se de lá pra cá não houve a manutenção necessária, não é preciso ser vidente para saber que todo o transtorno voltaria. Sem solução, a unidade fica fechada. E se constatarmos problemas em outras agências do Itaú, também fecharemos as portas de cada uma delas. É importante que os bancários denunciem falta de condição de trabalho ao Sindicato”, conclui Serginho.
No final da tarde, o banco avisou o dirigente que resolve o problema na Vila Guarani até quinta 21.
Gisele Coutinho – 12/11/2013
(Atualizado às 19h08)
Linha fina
Sindicato solicitou conserto do aparelho de ar-condicionado em agência da zona leste no dia 1º, mas banco não resolveu problema e unidade foi fechada nesta terça-feira
Imagem Destaque