São Paulo – Agência da Caixa Federal, pertencente à Superintendência Regional da Penha, foi interditada pelo Sindicato por falta de segurança, na quinta 23. A porta giratória apresentou defeito no dia anterior, o que colocou em risco a vida de vigilantes, empregados e clientes.
“A Caixa fala o tempo todo que é parâmetro de segurança, mas a área gestora vacilou ao orientar os empregados a abrir a agência na quarta-feira”, conta o dirigente sindical Dionísio Reis.
Segundo as normas de funcionamento, a responsabilidade da abertura da agência é do gestor, que, de acordo com Dionísio, “tem que testar todo dia a porta e tudo o que possa atentar contra a unidade”.
A segurança é preocupação da categoria. A implantação de projeto-piloto, conquista da Campanha Nacional dos Bancários em 2012, mostra que procedimentos aliados à instalação de itens de segurança, como portas giratórias com detector de metais e biombos, já começam a surtir efeito.
> Dados do projeto-piloto mostram segurança melhor
Com a ação do Sindicato, a agência foi fechada até a porta giratória ser arrumada, aproximadamente às 14h.
Mariana de Castro Alves – 27/1/2014
Linha fina
Equipamento sem funcionar colocou em risco bancários, vigilantes e clientes. Garantia de segurança é atribuição do gestor
Imagem Destaque