São Paulo - Pelo segundo mês consecutivo somente neste ano, o Santander liderou o ranking de reclamações do Banco Central entre os maiores bancos do país, de acordo com levantamento de fevereiro. Foram 431 queixas procedentes de 23.166.135 clientes, índice de 1,86.
O segundo colocado foi o HSBC (98 reclamações entre 5.885 milhões de clientes - 1,66), seguido do Banrisul (33 reclamações de 2.323 milhões de correntistas - 1,42). O índice é o resultado da divisão do número de reclamações pelo de clientes, multiplicado por 100 mil.
A maior reclamação continua sendo contra os débitos não autorizados, com 379 ocorrências - e o banco espanhol também lidera neste quesito. A cobrança irregular por serviços não contratados vem em segundo lugar, com 227 reclamações - desta vez, liderado pela Caixa. Outra reclamação recorrente é a prestação do serviço de conta salário, onde o Santander obteve novamente mais queixas.
Domínio - O Santander também foi o "rei" do ranking do Banco Central no ano passado, ficando no primeiro lugar em oito dos doze meses.
> Santander líder absoluto de reclamações em 2013
"É lamentável que o Santander continue liderando os rankings de reclamação do BC. Isso é uma consequência da falta de funcionários suficientes e das demissões que o banco vem promovendo", diz a diretora executiva do Sindicato e funcionária do Santander Vera Marchioni.?
Leia mais
> Bancos estão entre os primeiros em reclamações ao Procon
Redação, com com informações da Afubesp - 18/3/2014
Linha fina
Após imperar em 2013, filial brasileira do banco começa ano como a mais reclamada em janeiro e fevereiro
Imagem Destaque