São Paulo – O Santander continua invicto no campeonato de reclamações contra os bancos. Levantamento mensal do Banco Central (BC), divulgado na terça-feira 15, apontou que o Santander teve o maior número de queixas, pela terceira vez no ano, entre as instituições financeiras com mais de 1 milhão de clientes. Em 2013, o espanhol liderou em 8 dos 12 meses.
A lista revela que o Santander teve 349 reclamações procedentes, em março. Contando com o número de 22,8 milhões de clientes, o banco tem o maior índice de queixas (1,52). Para calcular esse indicador, leva-se em consideração o número de clientes e das demandas em que o descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional ou do BC foi constatado.
Para a diretora executiva do Sindicato Maria Rosani, a liderança constante do Santander é resultado de uma gestão equivocada: “É lamentável que o banco venha mês a mês sendo o líder de reclamações e ainda não tenha percebido que isso é reflexo de uma gestão equivocada de redução de custo, demitindo trabalhadores, sobrecarregando aqueles que ficam e não qualificando seus funcionários”, diz.
Para a dirigente sindical, “gastam-se milhões com executivos para traçar estratégias que desagradam clientes e trabalhadores e nem melhora os resultados do banco”, afirma. De acordo com ela, “é preciso que o Santander mude essa forma de gestão e passe a respeitar a cultura e o povo brasileiro”.
> Santander líder absoluto de reclamações em 2013
Outros – Atrás do tricampeão Santander, vem o HSBC (com índice de 1,11), Banrisul (0,99), BB (0,85) e Caixa (0,82).
O HSBC, que esteve no primeiro lugar em novembro e dezembro de 2013, manteve a segunda posição, com 67 reclamações divididas entre mais de 6 milhões de clientes.
O Banrisul seguiu na terceira posição, com 24 queixas para 2,4 milhões de correntistas.
O Banco do Brasil, que não apareceu entre os cinco primeiros em fevereiro, voltou à quarta posição registrada em janeiro, com 316 reclamações para um público de 36,8 milhões de pessoas.
Já a Caixa teve 489 queixas para o universo de 58,9 milhões de clientes.
O levantamento registrou um total de 1,817 mil irregularidades averiguadas.
Principais queixas – Os débitos não autorizados vieram na frente na listagem, com 306 reclamações procedentes. Em segundo lugar veio a cobrança irregular de tarifa sobre serviço não contratado, com 161 casos. Em terceiro, ficaram explicações incorretas e incompletas por parte das instituições, com 148 queixas.
O banco que teve a maior reclamação de débitos não autorizados foi a Caixa, com 93 ocorrências, seguida pelo Santander, com 75, Banco do Brasil, com 63, Itaú que registrou 38 casos e Bradesco, com 31.
Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o primeiro da lista foi o BMG, seguido por Panamericano, J. Malucelli, BNP Paribas e Banco Daycoval.
Mariana Castro Alves, com informações do BC – 17/4/2014
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Pelo terceiro mês consecutivo no ano, banco espanhol bate em março recorde em queixas, segundo levantamento do Banco Central
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