São Paulo - Ao longo de 2013, a Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) destinou R$ 9,3 bilhões para o pagamento de benefícios e encerrou o ano com superávit de R$ 24 bilhões. Esses números revelam porque a entidade é o maior fundo de pensão da América Latina e figura entre os 25 maiores em todo o mundo.
De 16 a 28 de maio, os participantes da ativa e aposentados vão às urnas para definir os novos integrantes das diretorias de Administração e de Planejamento e parte dos conselhos deliberativo, fiscal e consultivos dos dois planos de benefícios: o Plano 1 e o Previ Futuro. O Sindicato apoia a Chapa 4, Unidade e Segurança na Previ.
“Nosso principal compromisso é manter uma gestão saudável na Previ para que obtenha superávit e continue a complementar os benefícios. Também vamos lutar para que seja estabelecido teto nos benefícios doa altos executivos do banco”, afirma o ex-diretor do Sindicato e candidato a conselheiro deliberativo, José Ricardo Sasseron.
O candidato lembra que a paridade nos conselhos e diretorias da Previ – composta por representantes eleitos pelos funcionários e indicados pelo Banco do Brasil – tem impedido que haja interferências externas na gestão da entidade. “Agora o próximo passo é a retirada do voto de Minerva do banco. Para isso, vamos cobrar parlamentares que proponham projeto de lei e indicaremos a alteração no estatuto da Previ para tirar esse poder para que haja o equilíbrio de forças nas decisões. Isso irá melhorar ainda mais a gestão”, destaca Sasseron.
Segundo o ex-dirigente sindical, a Chapa 4 tem ampla representatividade nacional e conta com apoio da ampla maioria dos sindicatos e das maiores associações de aposentados. ”Temos o compromisso de melhorar ainda mais a gestão e beneficiar tanto os participantes do Plano 1 quanto do Previ Futuro”, acrescenta.
Entre as propostas da Chapa 4 para o Previ Futuro estão a luta pelo resgate das contribuições patronais para quem se desligar do plano e pela implantação de contribuições sobre a Participação nos Lucros e Resultados. Essa inclusão da PLR permitirá o aumento do saldo da conta e o valor dos benefícios.
Como votar – Os funcionários da ativa votam por meio do SisBB. Os pensionistas maiores de 18 anos e aposentados votam pelo www.previ.com.br - com senha - ou pelos fones 0800-7230808 e 0800-0310808, também com senha.
MB com a Presidenta – Na terça 13, José Ricardo Sasseron e o diretor eleito de Seguridade da Previ, Marcel Barros, falaram da situação do fundo de pensão e as propostas da Chapa 4 para a entidade. Clique aqui para assistir.
Leia mais
> Sindicato apoia a Chapa 4 na eleição da Previ
Jair Rosa -14/5/2014
Linha fina
Frase é de José Ricardo Sasseron, integrante da chapa 4 Unidade e Seguridade na Previ, que conta com apoio de sindicatos e associações de aposentados de todo o pais na votação de 16 a 28 de maio
Imagem Destaque