Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Momento Bancário

Inclusão e combate à desigualdade racial

Linha fina
Dia Internacional de Combate a Discriminação Racial, defesa dos direito das mulheres e as lutas contra o feminicídio, a morte da população negra e a Reforma da Previdência foram os destaques deste primeiro bloco do Momento Bancário
Vídeo Youtube

O combate ao racismo, ao machismo e à intolerância, além dos desafios e perspectivas para se avançar na promoção de políticas de inclusão e de igualdade racial e de gênero no Brasil, estiveram entre os temas abordados no primeiro bloco do Momento Bancário, exibido nesta quarta 21, Dia Internacional de Combate a Discriminação Racial. O programa de webtv conduzido pela secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro, contou com as participações de Sandra Mariano, da coordenação Nacional das Entidades Negras, de Fernanda Curti, militante feminista, e de Ana Marta, Coordenadora do Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato.  

Nossa principal pauta é o combate à discriminação racial, mostrar para a sociedade que o Brasil é um país racista, e que por isso temos que dialogar. E este não é um dialogo fácil. Precisamos ter políticas que realmente incluam os negros e as negras. Nós sabemos muito bem a diferença no mercado de trabalho, que o feminicídio tem o maior índice de mulheres negras. Queremos um Brasil igual. Para que tenhamos uma democracia plena, nós temos que incluir as reivindicações das mulheres e as dos negros e negras. (Sandra Mariano, da coordenação Nacional das Entidades Negras-Conen)

Absurdo o número de mulheres assassinadas. Só em janeiro deste ano morreram 286  mulheres e a maioria, negras. Sem contar o genocídio da juventude negra e este governo que incentiva, de certa forma, a população a se armar, fazer justiça, isso acaba afetando muito mais as mulheres. (Neiva Ribeiro, Secretária-geral do Sindicato)

A inclusão dos negros e o combate à desigualdade é nossa pauta permanente. Recentemente, cobramos em negociação com a Fenaban a atualização do Censo da Diversidade Bancária  para que a gente possa incluir também novas pautas. É muito importante que venha ter números e que isso seja divulgado para toda a população, o quanto o negro e a negra estão excluídos do mercado de trabalho, o quanto nós precisamos de políticas públicas, que a gente precisa ascender no mercado e ter igualdade salarial.  Não é só em novembro que os negros são atacados, todos os dias sofrem com violência, discriminação. Nós queremos políticas públicas, para que possa realmente inclui os negros. (Ana Marta, Coordenadora do Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato)

Ainda não se inscreveu no nosso canal?

Inscreva-se e clique no sininho para receber notificações quando um novo vídeo for publicado.

> Confira o bloco 1: Impactos da Reforma da Previdência às mulheres negras

> Confira o bloco 2: Visibilidade negra e combate à discriminação

Momento Bancário 

O programa de webtv Momento Bancário tem transmissão pelo canal do YouTube da TV dos Bancários (TVB), site do Sindicato e Facebook.  É um espaço de entrevistas, que aborda assuntos de interesse dos bancários, dos trabalhadores em geral e de cidadania.

seja socio