Pular para o conteúdo principal

Direito à mobilização não pode ser cerceado

Linha fina
Entidade recebeu denúncia de que gerentes gerais foram orientados a registrar falta para empregados que aderirem à greve geral do dia 28; representantes do banco negaram qualquer orientação neste sentido
Imagem Destaque
Foto: Paulo Pepe

São Paulo – Em reunião com a superintendência regional Ipiranga (SR Ipiranga), na quarta-feira 26, representantes dos empregados da Caixa cobraram esclarecimentos sobre denúncia de que gerentes gerais de agências da regional estariam sendo orientados a registrar como falta injustificada a ausência de empregados que não trabalharem na sexta-feira 28 em virtude da greve geral. Sem possibilidade de registro como Apip (Ausências Permitidas por Interesse Particular) ou compensação.

Em resposta, os representantes da SR Ipiranga negaram qualquer orientação nesse sentido aos gerentes gerais da regional. 

“Não pode existir qualquer tipo de cerceamento ou punição ao direito de mobilização, de greve, dos empregados. Seja nos locais de trabalho subordinados à SR Ipiranga ou a qualquer outra regional da Caixa. Deixamos isso claro aos representantes da SR Ipiranga, que negaram qualquer orientação para registro de falta injustificada”, enfatiza o diretor do Sindicato e coordenador da Comissão dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Dionísio Reis. 

Dionísio destaca ainda que qualquer tentativa do banco de cercear o direito à greve dos empregados deve ser denunciada imediatamente ao Sindicato por meio do WhatsApp da entidade (11 97593-7749). 

“A greve geral é contra a retirada de direitos de todos os trabalhadores com as reformas da Previdência, trabalhista e terceirização irrestrita, mas também é em defesa dos bancos públicos, como a Caixa, que passam por um processo de desmonte. É fundamental que os bancários da Caixa cruzem os braços no dia 28 para defender seus direitos, empregos e a Caixa 100% pública. Esse direito está garantido na Constituição e deve ser respeitado”, conclama o diretor do Sindicato.

> MPT: Trabalhador é quem decide sobre greve e seus interesses

Outras questões – Na reunião com a SR Ipiranga, os representantes dos empregados cobraram esclarecimentos sobre outras questões de interesse dos trabalhadores como o quadro reduzido de bancários nas unidades da regional e o projeto piloto de agências digitais. 

Sobre o quadro reduzido de empregados, o que acarreta em aumento da sobrecarga de trabalho, os representantes da SR Ipiranga reconheceram o problema e disseram que o número de bancários nas agências será equalizado de acordo com a demanda de atendimento. 

“Vamos continuar acompanhando essa questão do quadro reduzido nas agências e a consequente sobrecarga de trabalho, que foi ainda mais agravada com a liberação dos saques de contas inativas do FGTS. Não adianta deslocar bancários para uma unidade sobrecarregando outra. É necessária a contratação de mais empregados”, destaca Dionísio.

Em relação ao projeto piloto de agências digitais, os representantes da SR Ipiranga esclareceram que a regional é um dos locais que recebeu uma unidade deste perfil, com atendimento das 8h às 22h por telefone, e-mail e, em breve, também através de videoconferência e outros meios eletrônicos. Na agência digital estão alocados um gerente-geral, quatro gerentes de carteira e seis assistentes. Até o momento, apenas empregados da Caixa estão sendo atendidos, mas a partir da próxima semana a unidade passa a atender clientes externos. 

Outros locais que receberam unidades do projeto piloto de agências digitais são: Campinas, Goiás, Rio de Janeiro, Brasília, Norte e Sul.
 

seja socio