Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Comunicado da Comissão Eleitoral

Eleição do Sindicato começa nesta terça

Linha fina
Mais de 200 urnas, fixas ou itinerantes, estarão em todos os locais de trabalho em que houver sindicalizados. Pleito que escolhe nova diretoria para triênio 2017/2020 vai até sexta 28, mas é importante que bancários votem logo nos primeiros dias
Imagem Destaque
Arte: Linton Publio

São Paulo - Bancários sindicalizados de São Paulo, Osasco e região têm um importante compromisso a partir desta terça-feira 25: comparecer às urnas para escolher a diretoria que comandará o Sindicato no triênio 2017/2020. A eleição continua nos dias 26, 27 e 28, mas a Comissão Eleitoral conclama os trabalhadores a votar logo no primeiro ou segundo dia. “É importante que todos votem assim que possível. Quanto maior a participação, mais força e representatividade terá a entidade”, enfatiza o coordenador da comissão, Luiz Cláudio Marcolino.

Já está tudo preparado para que bancários e bancárias exerçam esse direito. Serão mais de 200 urnas, fixas ou itinerantes, em agências e centros administrativos onde houver sindicalizados aptos (veja abaixo quem pode votar). 

As primeiras urnas sairão da Quadra dos Bancários às 7h da manhã de terça e percorrerão os locais de trabalho até as 16h de sexta, inclusive de noite ou madrugada, para atender os que trabalham nesses turnos. Também haverá urna fixa na sede da entidade (Rua São Bento, 413, Centro), voltada para aposentados e para aqueles em que a coleta de votos é em separado (leia no quadro abaixo), e outras nos locais com maior número de trabalhadores. Também haverá cédulas em braille para sindicalizados com deficiência visual.

A lista com os locais onde haverá urnas foi divulgada pelo Sindicato em edição especial da Folha Bancária. Os trabalhadores que tiverem dúvidas também podem consultar a Comissão Eleitoral pelo 3188-5339, ou comissã[email protected].

A eleição do Sindicato, que chega a ser maior que a de alguns municípios brasileiros, envolve cerca de mil pessoas, entre mesários e funcionários da entidade, e utiliza uma frota de aproximadamente 100 táxis e dez vans. “Toda essa estrutura é para garantir que os milhares de associados de São Paulo, Osasco e mais 15 municípios da região tenham oportunidade de expressar sua vontade democraticamente”, conclui Marcolino.

Quem vota - Pode votar todo associado que na data da eleição: contar mais de seis meses de inscrição no quadro social; tiver quitado as mensalidades até 30 dias antes da eleição; tiver mais de 16 anos de idade.

As pessoas em férias ou afastadas por motivo de doença podem votar em separado na sede do Sindicato ou no seu local de trabalho. Os trabalhadores que não tiverem o nome na lista de votação (por exemplo, por ter mudado de local de trabalho), mas comprovarem sua sindicalização, também votam em separado, conforme o estatuto.

Tem direito a voto, ainda, o aposentado, bem como o desempregado há três meses, mediante comprovação dessa condição, e desde que tenha sido sócio do Sindicato pelo menos até seis meses antes de se afastar de suas funções.

A lista de votantes foi disponibilizada pela Comissão Eleitoral aos representantes das duas chapas que concorrem à eleição no dia 13 de abril de 2017.

Leia mais
> Confira horários do Sindicato durante as eleições
 

seja socio