Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Vitória

Escolhida nova Cipa do ITM

Linha fina
Apoiado pelo Sindicato, Tiago Guabiraba foi eleito com o maior número de votos do pleito; também com apoio da entidade, Ana Lúcia Nascimento ficou em oitavo e será suplente
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

São Paulo - Encerrada a apuração dos votos para a eleição da nova Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa) do ITM, concentração do Itaú localizada na zona oeste de São Paulo, o candidato apoiado pelo Sindicato, Tiago Guabiraba, foi eleito em primeiro lugar com 195 votos. Também com o apoio da entidade, a bancária Ana Lúcia do Nascimento ficou na oitava posição, com 72 votos, assumindo assim uma das vagas de suplente. A Cipa do ITM é composta por seis titulares e cinco suplentes.

Cipa – A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um instrumento dos trabalhadores para cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho. Tem como objetivo, além da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, a defesa da vida e da saúde do trabalhador.

São funções dos cipeiros esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por um Programa de Prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho; buscar junto ao Sindicato a ampliação dos direitos dos trabalhadores com doenças ocupacionais; realizar semanas internas de prevenção de acidentes, nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho. 

Também são atribuições dos integrantes da comissão acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social; realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários; informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.

seja socio