Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Reestruturação

Campanha em defesa dos empregos chega à Nova Central do Bradesco

Imagem Destaque
Dirigentes carregam faixas em abraço simbólico no hall da Nova Central

Diante da reestruturação anunciada pelo Bradesco, em fevereiro, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região está realizando mobilizações em defesa dos empregos bancários. A Campanha foi iniciada na quarta-feira 3, na Cidade de Deus, matriz do banco, e nesta sexta-feira 5 visitou a Nova Central, na República, antiga concentração do banco, que está sendo desativada pela instituição.

“A Nova Central era um prédio histórico do Bradesco que reunia departamento de câmbio, jurídico e outros setores. A agência que também fazia parte do complexo foi transferida para outro endereço. Por conta do fechamento, estivemos lá conversando com os bancários e realizamos um abraço simbólico ao local”, explica Vanderlei Alves, diretor do Sindicato e funcionário do Bradesco.

Com atividade circense e de forma lúdica, a Campanha reivindica a manutenção dos empregos dos trabalhadores do Bradesco. “O banco anunciou o fechamento de agências, mas isso não pode resultar em desemprego. Estamos mobilizados contra cortes de postos de trabalho, e reivindicamos que, na reestruturação, o Bradesco aproveite os trabalhadores em outras funções”, acrescenta Alves.

Reestruturação

O Bradesco teve lucro líquido recorrente de R$ 16,3 bilhões em 2023. Na apresentação do balanço ao mercado, em fevereiro, o banco anunciou uma série de mudanças estruturais, para os próximos cinco anos.

Entre as medidas estão a contratação direta de cerca de 3 mil bancários para a área de Tecnologia da Informação (TI) e a criação do segmento Alta Renda Afluente, que terá um atendimento com menor número de clientes por carteira. O banco também fechará agências físicas e esse processo já começou: entre o final de 2019 e dezembro de 2023, foram extintas 1.783 agências e 703 postos de atendimento bancário, segundo dados do próprio balanço da empresa.

seja socio