Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Processo democrático

Campanha Nacional dos Bancários 2024: entenda o passo a passo

Imagem Destaque
Arte mostra degraus ligados por uma seta sugerindo uma sequência

Este ano, os bancários se preparam para mais uma Campanha Nacional, e ela já começou. O primeiro passo é a assembleia desta quinta-feira 11, que elege os delegados para as conferências estaduais e nacional (veja edital aqui).

Antes de mais nada, é preciso relembrar que a última Campanha Nacional ocorreu em 2022 e resultou em um acordo de dois anos. Assim, nossa força e mobilização garantiram uma CCT válida de 1º de setembro de 2022 (data base da categoria) a 31 de agosto de 2024. Resultou ainda em acordos específicos para os trabalhadores dos bancos públicos: Caixa e Banco do Brasil, ambos também com validade até 31 de agosto deste ano. Portanto, está na hora de nos mobilizarmos para a construção de novos acordos, com mais conquistas e avanços.

"O processo é democrático de ponta a ponta. E ele só faz sentido se você, bancário e bancária, participar ativamente de todas as etapas da Campanha, começando pela assembleia desta quinta 11. Somos uma categoria forte e a nossa mobilização e organização nacionais resultam em um acordo coletivo válido em todo o Brasil, que serve de exemplo para a luta de outras categorias de trabalhadores no país. Fiquem atentos e acompanhem os próximos passos"

Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários

Montamos um passo a passo para que você relembre as etapas da Campanha ou, caso esteja chegando agora à categoria, conheça o processo. Vamos lá!

Passo a passo

11 de abril: assembleia para eleição de delegados

A primeira etapa da Campanha Nacional 2024 é a assembleia do dia 11 de abril. Nela, os bancários e bancárias da base do Sindicato (São Paulo, Osasco e região) elegerão delegados para a Conferência Estadual dos Bancários de São Paulo (que ocorrerá em 25 de maio) e para a Conferência Nacional (dias 7, 8 e 9 de junho). A assembleia é virtual e o link de votação já foi divulgado em edital.

18 de abril a 27 de maio: Consulta Nacional

A partir de 18 de abril, começa a Consulta Nacional à categoria. O Sindicato disponibilizará no site o link do questionário e passará nos locais de trabalho com a consulta em papel. É na Consulta Nacional que os bancários de todo o país apontam suas prioridades para a construção da pauta de reivindicações da categoria, a ser entregue à Federação Nacional dos Bancos – Fenaban (o sindicato patronal) para o início das mesas de negociação.

Na consulta, os trabalhadores opinam sobre os principais eixos de reivindicações: remuneração (índices de reajuste para salários e PLR, por exemplo), saúde e condições de trabalho, emprego, segurança, teletrabalho e igualdade de oportunidades.

25 de maio: 26ª Conferência Estadual dos Bancários de São Paulo

Nesta data, os delegados eleitos reúnem-se em São Paulo para debater as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da base da Fetect-CUT/SP. As deliberações dos bancários de São Paulo serão levadas à Conferência Nacional.

Dias 4, 5 e 6 de junho: congressos de bancos públicos

Além da nova CCT (válida para todos os bancários em todo o Brasil), a Campanha resulta também em acordos específicos para os trabalhadores dos bancos públicos: um aditivo do BB e outro para os empregados da Caixa. E as pautas de reivindicações específicas de cada um são construídas nos congressos de cada banco. Assim, nessas datas ocorrem o 34º CNFBB (Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil) e o 39º CONECEF (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa).

6 de junho – Encontro Nacional de Bancos Privados

Os trabalhadores de bancos privados, como Bradesco, Itaú e Santander, também se reúnem para discutir questões e reivindicações específicas dessas instituições.

Dias 7, 8 e 9 de junho: 26ª Conferência Nacional dos Bancários

É chegada a hora de os bancários se reunirem para discutir conjuntura nacional, estratégias de mobilização e, principalmente, a pauta da categoria. A pauta é construída a partir das respostas à Consulta Nacional, dadas pelos trabalhadores e trabalhadoras de todo o país.

Entrega da pauta à Fenaban

Uma vez aprovada na Conferência Nacional, a pauta de reivindicações é entregue à Fenaban. Trabalhadores e empresários, então, aprovam um calendário de negociações.

Mobilização: informação, participação e ação

A negociação funciona na base da pressão: o Sindicato pressionando os banqueiros com a participação e o envolvimento dos bancários por trás. Então, a todo momento, o Sindicato irá chamar a categoria para a mobilização, seja em plenárias, reuniões e atividades de rua ou para ações virtuais, nas redes. Fique atento para responder aos nossos chamados e participar das atividades. Outro ponto fundamental é a informação, não se esqueça de que as informações confiáveis sobre a Campanha estão apenas nos canais oficiais do Sindicato.

Mesas de negociações

Começam as rodadas de negociação entre bancários e banqueiros. A categoria é representada pelo Comando Nacional dos Bancários – que reúne representantes dos sindicatos de todo o país e é coordenado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e a Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) – e os bancos são representados pela Fenaban.

Paralelamente, ocorrem também as mesas de negociação específicas do BB e da Caixa, para a construção dos acordos aditivos de cada um.

Vamos juntos para mais uma Campanha vitoriosa!

seja socio