Atualização: Foi prorrogado até sábado, 2 de junho, o prazo para os bancários e bancárias de São Paulo, Osasco e região participarem da Consulta Nacional, por meio da qual os trabalhadores de bancos públicos e privados podem apontar suas prioridades e ajudar a construir a pauta de reivindicações da Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2024.
- Participe da Consulta Nacional
Já está disponível a Consulta Nacional, por meio da qual bancários e bancárias de todo o país, de bancos públicos e privados, irão apontar suas prioridades e ajudar a construir a pauta de reinvindicações da Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2024, que irá negociar os reajustes salariais e de demais verbas e renovar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), onde estão previstos todos os direitos da categoria.
Os trabalhadores alocados na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, sindicalizados ou não, participam da Consulta Nacional através do link https://consultabancarios2024.spbancarios.com.br/, e também por meio de questionários impressos que serão disponibilizados nos locais de trabalho. A Consulta ficará aberta até o dia 27 de maio.
Na Consulta Nacional, os bancários apontarão suas prioridades para os principais eixos de reivindicações: remuneração (índices de reajuste para salários e PLR, por exemplo), saúde e condições de trabalho, emprego, segurança, teletrabalho e igualdade de oportunidades, entre outros.
“Chamamos toda a categoria para construir mais uma Campanha Nacional vitoriosa, com todos os direitos garantidos, melhores condições de trabalho, novas conquistas e com a justa valorização do nosso trabalho. Para isso, a Consulta Nacional é uma etapa de extrema importância. Quanto maior o número de respostas, mais perto estaremos do real desejo da categoria. Participe e vamos juntos construir a nossa vitória”, conclama a presidenta do Sindicato, Neiva Ribeiro.
Minuta de reivindicações
As respostas da consulta serão compiladas e se somarão às resoluções das conferências estaduais e regionais, além daquelas definidas nos encontros nacionais específicos de trabalhadores de bancos públicos e privados, para serem debatidas na Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada entre os dias 7 e 9 de junho, e terá como principal tarefa a definição da pauta de reivindicações da categoria.
Uma vez aprovada na Conferência Nacional dos Bancários, a pauta de reivindicações é entregue à Fenaban (federação dos bancos). Bancários e banqueiros, então, aprovam um calendário de negociações.