Pular para o conteúdo principal
Chapéu
SOBERANIA NACIONAL

Brasileiros são contra privatização das empresas públicas, diz pesquisa

Linha fina
Para maioria que respondeu à CUT/Vox, venda de empresas públicas a grupos privados pioraram e encareceram serviços. Empregos foram perdidos e só empresários, investidores e ricos saíram ganhando
Imagem Destaque
Montagem: Linton Publio

São Paulo – A maioria dos brasileiros é contra privatização de empresas e serviços públicos, segundo pesquisa CUT/Vox divulgada na segunda-feira 28. Os entrevistados citam preços mais altos, demissões de trabalhadores e redução de salários. Consideram ainda que o negócio não traz benefícios para o Brasil. (Confira abaixo os gráficos da pesquisa)

Perguntados se concordavam com a privatização da Petrobras, 60% foram contra e 59% disseram que a venda da companhia só interessa a empresários, investidores e aos mais ricos. A mesma opinião têm os 61% contrários à venda da Caixa Econômica Federal para o sistema bancário privado e os 58% que discordam da entrega do Banco do Brasil e os 57% que se opõem à perda do controle público da Eletrobras.

> Saiba mais sobre a importância dos bancos públicos para o Brasil
> Folha Bancária explica a alta dos combustíveis no governo Temer e a ameaça de privatizações do patrimônio nacional

Mais da metade, 55% dos entrevistados, discordam das privatizações em geral. Outros 23% são a favor e 22% não souberam ou não quiseram responder. As informações são do Portal CUT.

Os 23% que são a favor da privatização se dividem entre quem acha que todas as empresas e serviços deveriam ser privatizados e os que acham que apenas algumas, que não forem de setores estratégicos. Entre os 55% contrários a privatização, 59% não querem que nenhuma seja vendida; 31% apenas algumas.

28A e Sindicato promovem seminário em defesa dos bancos públicos

Bancos públicos

Os bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, são indispensáveis ao desenvolvimento nacional para 49% dos entrevistados. Outros 26% acham que os bancos privados são capazes de fazer as mesmas coisas e que a privatização do BB e da Caixa seria boa para o país.

Para 47%, se a Caixa for privatizada muitas cidades do interior vão ficar sem agências bancárias e muitos programas sociais vão diminuir ou parar de funcionar. Para 27%, isso não vai acontecer.

> Fortaleça a luta pelos direitos dos trabalhadores 

seja socio