Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Santander

Bancários do Radar elegerão Cipa a partir de quarta-feira 24

Imagem Destaque
Arte com fundo verde e o logo da Cipa, e a foto da candidata apoiada pelo Sindicato para a Cipa do Radar Santander, Priscila Peruque Ribeiro de Jesus

Os bancários do Radar Santander vão eleger, das 9h do dia 24 às 14h do dia 26, a nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região apoia Priscila Peruque Ribeiro de Jesus. A candidata trabalha no banco desde 2015, atualmente na área Antifraude, na função de Especialista de Atendimento.

“Minha proposta é continuarmos resguardando a vida e a integridade de cada trabalhador e trabalhadora do Santander, pensando não só na saúde física, mas também na prevenção das doenças mentais, buscando estratégias e práticas para a população do Radar. Saúde e bem-estar no nosso ambiente de trabalho!”

Priscila Peruque Ribeiro de Jesus, candidata à Cipa do Radar Santander

O voto será eletrônico, pelo link da CIPA-RADAR, na intranet > Portal Pessoas > Nossa Oferta para Você > Seu Equilíbrio > Segurança do Trabalho > Acesse o Portal da CIPA > e vote!

O que é Cipa?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem a finalidade de cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, visando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e a saúde e a segurança do trabalhador.

Por que a Cipa é importante?

É dever do cipeiro eleito levar as reivindicações dos bancários às reuniões da Cipa e cobrar da direção do banco soluções para essas demandas.

“Como resultado de uma lógica que prioriza o lucro, o banco utiliza-se de modelos organizacionais focados no cumprimento de metas. Com isto, muitas medidas que promovem a saúde e previnem doenças são negligenciados. Por isso, é importante votar em candidatos que, na Cipa, defenderão as demandas dos trabalhadores, e não os interesses da empresa. O Sindicato apoia Priscila Peruque porque sabe que, se eleita, irá atuar na defesa dos trabalhadores para melhorar a segurança tanto interna [no prédio] como externa, nos arredores do local de trabalho”, afirma Roberto Paulino, dirigente da Fetec-CUT/SP e bancário do Santander.

Quais são as funções dos cipeiros?

  • Esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por Programa de Prevenção às LER/Dort;
  • Atuar na prevenção e no combate aos assédios sexual e moral;
  • Fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho; buscar, junto ao Sindicato, a ampliação dos direitos dos trabalhadores;
  • Realizar Semanas Internas de Prevenção de Acidente de Trabalho (Sipat), nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho;
  • Acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social;
  • Realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários;
  • Informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.
seja socio