Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Sem crise

Bancos brasileiros são campeões mundiais de lucro

Linha fina
De acordo com relatório do Banco de Compensações Internacionais, resultado líquido das maiores instituições financeiras brasileiras em 2016 foi de 1,99% do total de ativos, colocando o Brasil na liderança entre 16 países analisados
Imagem Destaque
Foto: Pixabay / C0 Public Domain

De acordo com o relatório anual do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), o baixo crescimento da economia mundial, baixas taxas de juros e atividade relativamente menor de clientes prejudicaram a rentabilidade dos bancos internacionais. Apesar do momento de crise econômica e política no Brasil, o setor bancário do país é uma exceção neste cenário de resultados mais modestos de instituições financeiras ao redor do mundo.

Segundo o relatório divulgado domingo 25, o resultado líquido das maiores instituições financeiras brasileiras em 2016 foi de 1,99% do total de ativos do grupo que reúne três bancos, levando o setor brasileiro a liderança do ranking que analisa 16 países. O segundo colocado foi a Rússia (1,86%), seguida por Estados Unidos (1,36%), China (1,34%) e Austrália (1,17%).

“O setor bancário no Brasil é um dos mais lucrativos do mundo e o relatório anual do BIS é mais um dado que corrobora esse cenário. Mesmo com excelentes resultados, os bancos brasileiros continuam demitindo trabalhadores, precarizando o atendimento à população e praticando juros e tarifas abusivas. Tudo em nome de uma ânsia sem limites por lucros cada vez maiores”, critica a diretora do Sindicato Marta Soares.

> Bancos lucram mais, pagam menos impostos e ainda demitem
> Setor bancário é o mais lucrativo, aponta Economatica

A dirigente lembra que o Centro de Realocação Profissional, conquista da Campanha Nacional 2016, está previsto na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e visa justamente evitar demissões. “É preciso que os bancos deem efetividade a essa ferramenta, uma conquista da categoria. Cobramos que as instituições respeitem seus funcionários, que garantem resultados tão positivos, e a CCT. Em todos os bancos existem áreas carentes de bancários. Portanto, ao invés de demitir, podem e deveam requalificar e realocar os trabalhadores.”

> Bancos podem e devem contratar mais

Tarifas – O relatório do BIS aponta que o Brasil também foi campeão de lucros com taxas e tarifas na comparação com o total de ativos (1,86%), seguido por Suíça (1,40%) e Estados Unidos (1,15%).

Juros – As instituições financeiras brasileiras se destacam ainda quando analisados os ganhos com juros, ficando na vice-liderança, com uma relação de 3,22% de rentabilidade para o total de ativos, atrás somente da Rússia (4,44%) e seguido por Índia (2,56%), Estados Unidos (2,25%), Espanha (2,03%) e China (1,92%).

seja socio