Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Retrocesso

Farmácias Populares serão extintas por Temer até agosto

Linha fina
Ministério da Saúde contraria Conselho Nacional de Saúde e, apesar de já ter beneficiado quase 40 milhões de brasileiros, programa não terá mais unidades próprias e ficará nas mãos da rede privada
Imagem Destaque
Foto: Wikimedia

São Paulo - Praticamente todas as últimas 393 unidades próprias do programa Farmácia Popular deverão estar fechadas em até dois meses pelo Governo Temer. O cronograma, segundo matéria da Rede Brasil Atual, foi divulgado pelo Ministério da Saúde na segunda 6. Entidades dizem que medida dificulta acesso da população mais pobre a medicamentos

A explicação dada pelo governo é que o montante economizado com o fim da administração das unidades próprias - cerca de R$ 100 milhões por ano – será enviado para que estados e municípios comprem os medicamentos, sem prejuízos para a população, pois também seria mantida a variante do programa Aqui Tem Farmácia Popular, que se utiliza de redes de farmácias privadas conveniadas. 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) já se posicionou contra a extinção quando, em maio, recomendou que não fosse efetivado "qualquer processo de desestruturação do Programa Farmácia Popular, em especial da modalidade rede própria". Para a entidade, a medida tem como finalidade diminuir a participação do sistema público e privilegia os interesses privados. A decisão, ainda segundo o CNS, atinge especialmente populações carentes e quem vive em áreas afastadas, onde não há unidades privadas. 

Hugo Fanton, integrante da União dos Movimentos Populares de Saúde (UMPS), também critica a medida, afirmando ser mais um retrocesso do governo Temer. "A tendência é piorar ainda mais o acesso aos medicamentos".

Quase 40 milhões de brasileiros - Lançado em 2004, durante o primeiro governo Lula, o programa garantia a distribuição gratuita ou com até 90% de desconto de 112 medicamentos de uso contínuo para doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e anemia. Até 2014, quando o programa completou 10 anos, mais de 38 milhões de brasileiros haviam sido beneficiados, segundo dados do próprio ministério. A rede própria já vinha sendo reduzida.

seja socio