Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Estatuto

Bancários querem tirar três itens de PL que ameaçam segurança

Linha fina
Representantes dos trabalhadores alertam que bancos estão usando proposta para cercear direito de greve da categoria e também reduzir custos com trabalhadores e clientes
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

São Paulo - Representantes dos bancários cobraram a retirada de três itens do substitutivo da Câmara dos Deputados (SDS 6/2016) ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 135/2010, programado para substituir o Estatuto de Segurança Bancária atualmente em vigência. Ao lado dos vigilantes, participaram de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado na quarta 13.

Os trabalhadores cobraram a supressão do artigo 31, que transforma a atividade do bancário em essencial; do 33, que dispensa estrutura mínima de segurança em agências e postos de atendimento localizados em cidades com menos de 500 mil habitantes; e também do 1º, que coloca a lei federal com prevalência sobre as municipais e estaduais.

"Dentre os três, o mais perigoso para a categoria é o 31", diz Carlos Damarindo, secretário de Saúde do Sindicato, que participou da audiência. Ele explica: "A Lei de Greve restinge o direito para atividades consideradas essenciais, então está claro que, devido às nossas grandes mobilizações, estão tentando dificultar nossa luta por conquistas e manutenção de direitos". Ele acrescenta: "Esse PL trata de segurança privada, responsabilidade dos bancos, não sobre greve. Não tem espaço nesta proposta para um 'jabuti' desses".

Mais insegurança? – Sobre eliminar itens de segurança em cidades com menos de meio milhão de habitantes, Carlão afirma que o projeto tem de aumentar a segurança e não a insegurança. "Não importa o tamanho da cidade. Todos os trabalhadores e clientes têm de ser respeitados e mantidos em segurança", afirma. "Os bancos não precisam reduzir investimentos em segurança, lucram muito já. O que eles têm de fazer é investir mais."

O respresentante dos bancários lembra, ainda, que cidade pequena não é sinônimo de segurança. "Pelo contrário, os municípios menores tem deficiência maior de segurança pública. Vemos isso, infelizmente, quando quadrilhas fortemente armadas invadem cidades menores para roubar bancos e aterrorizam toda a população. São imagens chocantes."

A tentativa de impôr a prevalência da lei federal sobre as estaduais e municipais também visa reduzir investimentos em segurança, alerta Carlão. "Alguns estados e municípios têm leis mais exigentes e isso obriga os bancos a investir mais. Além disso, o projeto fala em interesse nacional, quando o interesse em segurança é coletivo, para todas as esferas do país", finaliza.

seja socio