Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Setembro Amarelo

Dia de Luta: Sindicato nas ruas pela saúde dos bancários

Imagem Destaque
Dirigentes sindicais em frente a um local de trabalho do Santander no Dia Nacional de Luta pela Saúde dos Trabalhadores do Ramo Financeiro

Nesta terça-feira, 12 de setembro, foi realizado o Dia Nacional de Luta pela Saúde dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, iniciativa que faz parte da campanha Menos Metas, Mais Saúde. O Dia Nacional de Luta faz referência ao Setembro Amarelo, mês de valorização da vida.

Em São Paulo, o Sindicato está realizando atividades em locais de trabalho de todas as regiões da capital paulista e em Osasco, nos quais dirigentes sindicais dialogaram com os trabalhadores e distribuíram um material informativo.

"Infelizmente, a forma de gestão dos bancos - baseada na pressão constante por metas abusivas e assédio - gerou uma verdadeira epidemia de transtornos mentais e comportamentais na categoria bancária. Realizamos este Dia Nacional de Luta para orientar os bancários a denunciar e pedir ajuda, além de pressionar os bancos para que assumam sua responsabilidade e ofereçam um ambiente de trabalho saudável aos trabalhadores", enfatiza a secretária de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Valeska Pincovai.

Neste Dia Nacional de Luta pela Saúde dos Trabalhadores do Ramo Financeiro também foi realizada uma ação nas redes sociais, com publicações com a hashtag #AVidaAcimaDoLucro.

Confira abaixo dados sobre a epidemia de transtornos mentais e comportamentais na categoria bancária:

  • Os bancários representam 1% apenas do emprego formal do país, mas somam 3% dos benefícios concedidos ao INSS para trabalhadores afastados por doenças mentais;
  • 43,7% de todos os benefícios concedidos pelo INSS aos bancários, em 2022, foram por transtornos mentais e comportamentais, sendo que a média de todas as categorias é de 11,4%;
  • Em São Paulo, 82% dos benefícios acidentários concedidos aos bancários foram decorrentes de transtornos mentais e comportamentais.

De acordo com dados da Consulta Nacional dos Bancários 2022, sobre os impactos da cobrança por metas:

  • 68% dos participantes disseram sentir uma preocupação constante com o trabalho;
  • 61% relatam cansaço e fadiga constantes;
  • 52% dizem estar desmotivados, sem vontade de ir trabalhar;
  • 46% sofrem com crises de ansiedade e pânico;
  • 41,9% fizeram uso de medicamentos controlados nos 12 meses anteriores a pesquisa.

"Se você constatou qualquer sinal de que a sua saúde física ou mental não vai bem, mesmo que mínimo, e acha que isso pode estar relacionado com o trabalho, procure o Sindicato. De uma forma sigilosa, vamos lhe acolher, orientar e buscar uma solução efetiva para o seu caso. Afinal, nós vendemos nossa força de trabalho para o banco, e não a nossa saúde", conclui Valeska Pincovai.

Além do novo Canal de Denúncias, o bancário pode entrar em contato com o Sindicato  por meio da Central de Atendimento remota, pelo (11) 3188-5200, via chate-mail e WhatsApp (11 99930-8483), canais que funcionam das 9h às 18h, ou comparecer pessoalmente na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413. Centro), a partir das 10h. 

seja socio