Ranking

Santander lidera reclamações de clientes ao BC

Antes publicado a cada dois meses, o levantamento do Banco Central passou a ser trimestral neste ano

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  • Publicado em 17/10/2017 15:23 / Atualizado em 17/10/2017 15:35

São Paulo – O Santander foi o banco com maior índice de reclamações no terceiro trimestre de 2017 entre as instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes, segundo levantamento divulgado pelo Banco Central do Brasil (BCB) na segunda-feira 16.

O banco registrou índice de 41,16, seguido pelo Votorantim (32,05) e, em terceiro, a Caixa Federal (31,88). O Bradesco aparece como a quarta instituição com mais reclamações (23,99), depois vem Banco do Brasil (22,00), Itaú (17,20) e Banrisul (15,97).

Para calcular o índice, o BCB divide o número de reclamações pelo de clientes e multiplica o resultado por 1.000.000. Quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. Antes publicado a cada dois meses, o ranking passou a ser trimestral neste ano.

Entre as instituições com menos de 4 milhões de clientes – que formam um ranking à parte –, a liderança é da Facta Financeira, com índice de reclamações de 479,53. Em seguida aparecem BRB (131,23), Intermedium (76,35), Pan (73,25), Paraná Banco (72,05), Citibank (61,23), Agiplan (56,08), Realize (52,97), Safra (52,08) e Alfa (47,75).



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