Pular para o conteúdo principal

12º Congresso da Fetec/CUT-SP elege nova diretoria​

Imagem Destaque
A reempossada presidenta da Fetec/CUT-SP, Aline Molina

A Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (Fetec/CUT-SP) realizou entre os dias 18 e 20 de novembro seu 12º Congresso.

O evento foi realizado em Atibaia, cidade do interior paulista. Além de fazer uma ampla análise da conjuntura, debater os desafios da categoria, realizar o balanço da gestão e aprovar o plano de lutas dos bancários para o próximo período, os delegados dos 14 sindicatos vinculados à Fetec/CUT-SP elegeram a nova direção da entidade para o quadriênio 2022-2026.

Aline Molina foi reeleita como presidenta da Fetec/CUT-SP. Ana Lucia Pinto assume como nova secretária-geral e Roberto Rodrigues será o novo diretor de Administração e Finanças.

Chapa Reconstruir o Brasil e Lutar por Nossos Direitos, eleita para conduzir a Fetec-CUT/SP nos próximos quatro anos

“A luta dos bancários foi incansável, nos últimos anos, por direitos, aumento real e manutenção da nossa CCT em um governo que desmontou os bancos públicos e fez tudo para penalizar o trabalhador. Foram anos em que muitos bancários perceberam a importância de seus sindicatos, em uma luta em defesa da vida, em uma das maiores crises sanitárias da história. No 12º Congresso Estadual da Fetec/CUT-SP revivemos nossas lutas, fortalecemos nossos princípios e estamos mobilizados em um novo momento de reconstrução do país”

Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

“Nossa trajetória de luta, em um Sindicato que completa um século em 2023 diz muito sobre a manutenção da nossa unidade e ação durante o horror que vivemos nos últimos anos. O movimento sindical bancário mantém sua resistência contra os governos autoritários. Já sofremos cinco intervenções federais ao longo da história, mas nunca desistimos de lutar. O 12º Congresso Estadual da Fetec/CUT-SP foi um importante momento de reflexão para mobilizar e construir novas perspectivas para alcançar um futuro melhor, unindo os trabalhadores e propiciando a compreensão desse esquema perverso e sofisticado de exploração da mão de obra”

Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

Aline Molina é reeleita presidenta

No seu discurso de agradecimento, a presidente reeleita da Fetec/CUT-SP, Aline Molina, destacou a unidade construída na entidade.

“Quero agradecer a vocês. Aqui na Fetec/CUT-SP nós alcançamos uma unidade que foi construída em muitos e muitos anos. As entidades não começam quando a gente chega. A gente chega na entidade e ela tem uma história. Nosso papel é dar continuidade ao trabalho que está sendo feito, dar continuidade a história. E eu estou muito orgulhosa de estar à frente da Fetec/CUT-SP neste momento”, declarou.

Aline também enfatizou os retrocessos dos últimos anos resultantes do golpe de 2016 e da eleição de um projeto de governo da extrema-direita; e salientou a relevância do retorno de um projeto democrático e popular para o país.

“Quando estamos juntos e unidos, somos muito mais fortes. Nós passamos por um período muito duro, e vamos agora para um período que não será fácil, porém os nossos desafios agora serão outros: lutar por mais direitos. Desde 2016 nós passamos por um golpe da presidenta Dilma, e o tema das nossas conferências era ‘nenhum direito a menos’. A gente passou este período sendo golpeado, e nós não abaixamos a cabeça em nenhum momento. E a gente está aqui hoje porque fomos para cima. Esta foi a eleição [presidencial] da nossa geração, e definiu o clima no mundo. E nós, da categoria bancária, fizemos parte muito grande disto. A nossa luta foi muito grande. E nossa luta vai persistir, porque temos desafios. Somos militantes de manhã, de tarde e de noite. A gente ganhou a eleição presidencial, vai continuar indo para cima da extrema direita, e vamos ganhar os corações e mentes da sociedade para, em 2026, reeleger um projeto democrático e popular no nosso país.”

Aline Molina, presidenta da Fetec/CUT-SP

Consciência Negra

O 12º Congresso Estadual da Fetec/CUT-SP encerrou-se no dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra. A data foi lembrada no plenário.

“Nós, negros e negras, não somos minoria. Somos 57% da população. Há vozes de negros e negras ecoando no Congresso, com várias candidaturas negras. Isto é muito importante. E eu tenho certeza que o governo Lula voltará a fazer pelos negros como já fez tanto nos mandatos anteriores, com as cotas, pela saúde e educação dos negros e negras, pelas mulheres negras. Quantas mães negras hoje estão entendendo o quanto o futuro de cada um de nós está em jogo? É esta mensagem que eu tenho para trazer: esperança. Vamos juntos combater o racismo”, declarou Ana Marta Lima, membro do coletivo racial do Sindicato dos Bancários de São Paulo e dirigente da Fetec/CUT-SP pelo Santander.

seja socio