Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Coronavírus

Ivone Silva: Bancários se unem em luta nacional, avançam em direitos e BC autoriza ajuste em horário de atendimento

Linha fina
Em artigo, a presidenta do Sindicato aborda os esforços da categoria bancária junto aos bancos para conter o avanço da pandemia do coronavírus no país e preservar a saúde dos bancários e da população. Confira!
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos

Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus nos bancos

Confira abaixo o artigo de Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, sobre a atuação da entidade junto aos bancos para conter o avanço da pandemia do coronavírus no país e preservar a saúde dos bancários e a da população:

Vivemos um momento inédito no mundo. Uma pandemia, que nos obriga a tomar atitudes urgentes para proteger a saúde de todos.  

Sabemos a responsabilidade que temos neste momento. O Comando Nacional dos Bancários enviou ofício à Fenaban, na semana passada (12/03), com reivindicações urgentes, conforme recomendações de médicos e organizações nacionais e internacionais, para evitar a disseminação da doença.

Menos metas, mais saúde!

Nos reunimos novamente na segunda-feira (16) com os bancos para resguardar a saúde dos bancários, avançar na luta e definir uma estratégia de atuação do movimento sindical. Após solicitação do Comando, os bancos aprovaram a criação de um comitê bipartite de crise para acompanhamento do tema e implementação de comunicação preventiva em todos locais de trabalho, que tem um impacto na vida do trabalho e no dia a dia das pessoas.

Os bancos se comprometeram a reforçar a limpeza e a higiene, conforme orientação do Ministério da Saúde, em todos os locais de trabalho. Também somos uma das únicas categorias que conseguiu rapidamente a liberação de funcionários que estão no grupo de risco, como gestantes, idosos, diabéticos, cardíacos, entre outros. E a antecipação da campanha de vacinação da gripe.

 A categoria bancária é a única que está realizando, nacionalmente, uma luta e mobilização com um diálogo direto com bancos públicos e privados.  

Enviamos um ofício ao Banco Central no dia 18/03 determinando o contingenciamento de acesso às agências e a redução do horário de atendimento. O Banco Central atendeu a solicitação do Sindicato dos Bancários de São Paulo e emitiu circular nesta quinta-feira (19) autorizando as instituições financeiras a ajustarem “o horário de atendimento ao público de suas dependências enquanto perdurar a situação de risco à saúde pública decorrente do coronavírus.”

Peço que todos os bancários nos informem a real situação nas agências e locais de trabalho, para que possamos reivindicar junto ao Comitê de crise, com os bancos, encaminhar e cobrar soluções. Vamos aumentar o tom das cobranças para que sejam implantadas medidas como a suspensão de metas e demissões pelos bancos. 

O Sindicato está ao lado do trabalhador e estaremos em plantão atentos a cada denúncia. Juntos somos fortes!

Ivone Silva
Presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osaco e Região

Sindicato está atento e tem canal de denúncia

O Sindicato dos Bancários de São Paulo está percorrendo os locais de trabalho atento a qualquer problema enfrentado pelos bancários nesses tempos de pandemia. O Sindicato, que faz parte do Comando Nacional dos Bancários - sua presidenta, Ivone Silva, é uma das coordenadoras do Comando - disponibilizou um canal exclusivo de denúncias sobre o coronavírus e problemas nos bancos. Se seu banco não está crumprindo o acordado, mande sua denúncia por aqui. Bancários também podem denunciar pelo whatsapp (11 97593-7749) ou pela Central de Atendimento, via chat ou solicitação via formulário. As denúncias também podem ser feitas diretamente a dirigentes sindicais.

 

seja socio