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Chapéu
Insegurança

Regionais do Santander deixam bancários expostos no autoatendimento

Linha fina
Trabalhadores de agências da Mooca e dos Campos Elíseos são obrigados a instruir clientes nos caixas eletrônicos, a partir das 8h, sem qualquer segurança fora da porta de entrada
Imagem Destaque

O Sindicato enviou nesta sexta-feira 17 ofício à Superintendência de Recursos Humanos (RH) do Santander cobrando providências em relação à exposição de bancários no autoatendimento em agências das regionais Mooca e Campos Elíseos. Segundo denúncias recebidas pela entidade, os trabalhadores são obrigados, sem qualquer segurança fora da porta de entrada da agência, a instruir, a partir das 8h, clientes nos caixas eletrônicos.

O autoatendimento está em uma área da agência onde não há vigilantes, o que deixa os bancários vulneráveis a ações de criminosos. O Sindicato também questiona o banco qual a orientação para os vigias, que ficam na parte interna, caso algum trabalhador seja rendido por bandidos.

“Além da direção do Santander retirar a porta giratória das agências, deixando bancários e clientes expostos e bastante inseguros, atitudes como essa dos dois regionais deixam os trabalhadores ainda mais vulneráveis. Cobramos da Superintendência de RH, entre outros pontos, que suspenda imediatamente essa medida que só causa insegurança e reoriente os regionais a zelar pela integridade física e psicológica de seus funcionários e clientes”, enfatiza a dirigente sindical Lucimara Malaquias, funcionária do Santander.

Caso medidas não sejam tomadas pela direção do Santander, o Sindicato estuda ações sindicais em agências das duas regionais. “Ou o banco tira os bancários das áreas de autoatendimento, ou coloca vigias nesses locais”, acrescenta Lucimara.

A entidade também cobrou, no mesmo ofício, que o banco informe o valor do reajuste do reembolso do km rodado, conforme acordado em reunião em 25 de abril. Naquela ocasião, o Santander se comprometeu a passar a informação até a segunda semana de maio.

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