Campanha 2018

29º Congresso Nacional dos Funcionários do BB tem início quinta-feira

No encontro será discutida a pauta específica dos funcionários do banco público, com as reivindicações a serem entregues à direção do banco na Campanha Nacional 2018

  • Redação Spbancarios
  • Publicado em 06/06/2018 16:59 / Atualizado em 07/06/2018 11:52

Divulgação

O 29º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil – no qual se discutirá a pauta específica do banco público, com as reivindicações a serem entregues à direção do banco na Campanha Nacional 2018 – começa na quinta-feira 7 e vai até a noite da sexta-feira 8.

Os trabalhadores dos outros quatro maiores bancos (Caixa, Itaú, Bradesco e Santander) também se reúnem nesta quinta 7 e sexta 8 para discutir suas reivindicações específicas. As pautas gerais da categoria serão definidas na 20ª Conferência Nacional dos Bancários, que inicia na noite de sexta-feira 8 e continua no sábado 9 e domingo 10.

> Assine o boletim eletrônico com notícias específicas do Banco do Brasil
> Seja sócio do Sindicato e fortaleça a categoria

Entre as reivindicações estarão a defesa dos bancos públicos e dos empregos e o combate aos retrocessos da reforma trabalhista de Temer e dos maus empresários, que retirou uma série de direitos históricos dos trabalhadores.

Terceirização de agências, mudanças prejudiciais nos planos de saúde dos empregados em empresas públicas, reestruturações que resultam em perda de função, planos de demissões que geram sobrecarga de trabalho aos bancários remanescentes, fechamento de centenas de agências, eliminação de milhares de postos de trabalho, falta de concursos públicos, sucateamento de um dos principais bancos públicos do país, reforma trabalhista. Motivos não faltam para os funcionários do BB se organizarem, junto ao Sindicato, para defender a nossa Convenção Coletiva de Trabalho e o nosso Acordo Coletivo de Trabalho na Campanha Nacional dos Bancários 2018, sempre visando manter direitos frente à ofensiva do governo Temer contra os trabalhadores e avançar para novas conquistas”, enfatiza o diretor do Sindicato e integrante da Comissão de Organização dos Empregados do BB, João Fukunaga.

> Funcionários do BB pedem mais contratações e defendem empresas públicas
> Bancários do BB exigem concurso público e contratações

Cassi

De acordo com o dirigente, a defesa da Cassi também estará no foco dos debates do 29º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.

> Entidades cobram do BB retorno da mesa de negociação da Cassi

“Somos em defesa da solidariedade e da gestão paritária, pelo fortalecimento e ampliação da Estratégia Saúde da Família, em favor da manutenção do custeio na proporção 60% para o banco e 40% para associados, pelo fortalecimento da participação social e em defesa dos eleitos. Nossa luta em defesa da Cassi também é contra a possibilidade de o banco passar somente para o associado o custeio do plano e questiona as resolução da CGPar 23, entre outros assuntos”, esclarece. 

“Com a organização dos trabalhadores somos mais fortes e capazes para resistir aos ataques promovidos pelo governo Temer contra o Banco do Brasil e seus funcionários”, conclui João.

Confira a programação do 29º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil

Quinta-feira 07 de junho 

08h às 20h - Credenciamento
9h – Abertura CEBB - Leitura e Aprovação do Regimento Interno
9h30 – Apresentação das Teses
10h30 – Painel Conjuntura Nacional 
11h30 às 13h  – Painel Mundo do Trabalho e Impactos das Reformas no ACT/BB (DIEESE/Jurídico)
13h às 14h30 – Intervalo Almoço
14h30 às 16h30 – Painel Previdência Complementar
- Marcio Souza – Diretor de Administração da Previ
- Paula Goto – Diretora de Planejamento da Previ
- José Ricardo Sasseron –Vice-Presidente da ANAPAR
16h30h às 19h30 –  Painel Saúde e Condições de Trabalho - Cassi/Economus
- Saúde do Trabalhador -

Sexta-Feira 08 de junho

9:30h às 10h30min – Painel Entidades do Funcionalismo do BB
10h30min às 13h – Plenária Final e Encerramento
13h – Almoço



Voltar para o topo